Como gestor ou dono de uma empresa, não dá para perder dinheiro sem saber onde essa “brecha” pode estar aberta. A redução de custos nas empresas devem ser a pauta principal a cada 6 meses. Caso contrário, sua empresa nunca prosperará.
Sendo assim, ao implementar essas estratégias simples dentro de um ano, você poderá economizar muito dinheiro, obtendo lucro líquido!
1. Não tenha medo de trabalhar com freelancers
Boa parte da força de trabalho está relacionada ao freelancer. Por que não começar a tirar proveito de uma equipe temporária desde o primeiro dia e evitar grandes despesas com custos como licença médica, treinamento, férias, FGTS e assim por diante?
Ter uma equipe flexível trabalhando em um por projeto ou tarefa reduzirá significativamente os custos operacionais de sua empresa, melhorará os principais indicadores de desempenho e permitirá que você se concentre em tarefas mais importantes, enquanto pequenas coisas estão sendo resolvidas pelo seu “assistente virtual” dedicado.
Hoje em dia, você pode basicamente terceirizar qualquer coisa, desde gerenciar e-mails e gerenciar sua página de negócios, gerenciar documentos e até mesmo impressão. Além disso, contratar um especialista no assunto pode custar menos do que capacitar uma equipe inteira na empresa.
2. Ter um programa de estágio
Às vezes, ter um trabalhador freelancer não é uma opção, se você precisa de ajuda no local – digamos, separar essa enorme pilha de papéis em sua mesa. Para isso, o melhor é entrar em contato com uma faculdade local e oferecer-se para estabelecer relacionamentos mutuamente benéficos – você terá uma força de trabalho livre; eles têm uma política legal para enviar os alunos e vantajoso para as duas partes.
Alternativamente, você pode postar um anúncio on-line e conferir todas as estrelas em ascensão ansiosas para trabalhar em sua empresa para obter uma credencial de currículo brilhante e real experiência prática.
Além disso, há grandes chances de descobrir talentos verdadeiros para contratar depois, como assistentes de meio período ou em tempo integral que já sabem como fazer as coisas na sua empresa.
3. Use aparelhos energeticamente eficientes para a redução de custos
Despesas como luz, água e telefone arrebatando uma grande parte de sua renda? Antes de tudo, opte por lâmpadas fluorescentes compactas. Elas custam um pouco mais do que as lâmpadas habituais, no entanto, eles funcionam por mais tempo, poupando-lhe um bom dinheiro a longo prazo.
Em segundo lugar, considere a possibilidade de mudar para aparelhos energeticamente eficientes, particularmente aqueles com o selo que indica um menor consumo de energia. Novamente, eles custam um pouco mais, porém, você pode reduzir as despesas com vários descontos, além de tornar seu negócio sustentável.
Empresas de pequeno e grande porte podem implementar estratégia semelhante instalando energia solar, utilizando um contrato de compra de energia, alugando espaço do telhado a fornecedores de energia solar, instalando equipamentos e iluminação eficientes ou realizando uma auditoria energética e implementando as recomendações. A melhor parte é que, se você usa programas estaduais e federais, esses programas podem ser de baixo custo ou gratuitos.
Por fim, se você precisar de aconselhamento profissional para tornar sua empresa mais eficiente em termos de energia, basta ligar para sua empresa de energia e solicitar uma auditoria de energia gratuita. Um inspetor deve vir analisar seu local de trabalho e sugerir outras maneiras de reduzir o consumo de energia. E isso faz toda diferença na hora de pagar as despesas do local.
4. Elimine o uso de papel ao máximo
Você realmente acha que precisa de cópias impressas para todo mundo da empresa e todo o dia? Olhe para seus custos mensais de impressão e pense novamente. Ainda optando por contas de papel e por faturas? Isso já não é mais necessário com tantos sistemas de pagamento e faturas online disponíveis a custos reduzidos.
Mantenha seus clientes com marketing por e-mail e dispense cupons de correspondência pelo correio tradicional para reduzir ainda mais despesas. Se for possível, faça a contratação terceirizada de impressão. Isso ajudará bastante a reduzir, tanto custos como papel.
5. Reexamine o seu plano de telefone e descarte sua linha fixa
Tem certeza de ter o melhor plano de celular atualmente disponível no mercado? Quanto tempo se passou desde a última vez que sua empresa verificou os valores? Se sua empresa se habilitou em seu plano há mais de dois anos, definitivamente não é a melhor opção disponível no mercado hoje.
Se você precisar fazer ligações internacionais com frequência, use o Skype, ou um aplicativo com preços mais baixos. Além disso, trocar sua linha fixa por VoIP ou uma linha telefônica virtual economizará muito dinheiro no final do mês.
6. Não tenha vergonha de pedir descontos
Tome a coragem e pergunte diretamente aos fornecedores se eles podem lhe dar um desconto como dono de uma pequena empresa, ou porque sua empresa compra muito.
Surpreendentemente, a maioria vai dizer que sim. Acredite, a maioria das empresas que não tem desconto do fornecedor de produtos e serviços, é porque não pedem.
Alternadamente, fique de olho em cupons e ofertas especiais, inscreva-se nos boletins informativos dos fornecedores para ser o primeiro a saber quando determinados itens são vendidos, além de ter alguns aplicativos que economizam dinheiro instalados no seu telefone para receber alertas instantâneos.
7. Invista mais em publicidade online
Sua empresa tem uma página no Facebook e contas no Twitter e Instagram? Você tem um website devidamente otimizado para pesquisa em dispositivos móveis? Em 2019, se o seu negócio não estiver online, praticamente não existe.
Em comparação com marketing tradicional, a publicidade promovendo o seu negócio on-line permite obter resultados mais rápidos com menos dinheiro gasto. Comece pequeno adicionando um blog ao seu site, ofereça conselhos de especialistas, entre em contato com novas mídias e blogueiros com histórias emocionantes que você pode compartilhar.
Invista tempo e dinheiro em marketing de mídia social e otimize seu website adequadamente para obter uma quantidade enorme de tráfego e assim, obter novos clientes.
8. Reorganize as contas do financeiro
Muitas empresas perdem milhões de reais anualmente em coisas totalmente desnecessárias, como altas taxas de cartões de crédito empresariais, pagamentos atrasados de empréstimos e taxas de de cartão de crédito.
Por simplesmente ficar de olho nas contas e pagá-los exatamente na data certa, você vai salvar sua empresa de multas e juros, em uma grande quantia de dinheiro a cada ano. Sim, acompanhar as contas pode ser complicado, portanto, tente automatizar o maior número possível de processos financeiros, implementando sistemas de pagamento on-line e configurando alertas especiais quando as contas estiverem pra vencer.
Além disso, faça uma visita ao seu banco e pergunte quais são as melhores opções de cartão de crédito que podem oferecer a você como proprietário de uma empresa. Nada de ficar pagando absurdos para bancos em relação a cartões de crédito.
Hoje existem contas digitais sem o menor custo para empresas. Você pode manter uma delas para as principais transações e ficar livre de taxas aqui e ali. Elas também possuem cartões de crédito empresariais, o que torna as movimentações mais práticas ainda. Não subestime esses pequenos valores. Economizar uma grande “bolada” de uma vez só é muito bom, mas economizar pouco a pouco e ver no final do mês uma “bolada maior ainda”, sem dúvida é imensamente melhor.
9. Reavalie os serviços pagos
Quantas serviços pagos sua empresa tem atualmente? E quantos ela está realmente usando? Aposto que esses dois números diferem um pouco. Se sua empresa não usou uma determinada tecnologia ou serviço nos últimos 90 dias, é hora de cancelar sua assinatura e parar de pagar por coisas que obviamente não são necessárias.
Faça uma regra para analisar todos os produtos pagos que você tem a cada dois meses. Além disso, antes de obter mais um software pago, avalie novamente se é necessário e experimente centenas de produtos de software gratuitamente por meio de avaliação, versões limitadas para garantir que ele seja realmente um produto de que você precisa.
10. Compre equipamentos e móveis usados
Compras em lugares de móveis usados e vendas de pechinchas não são jamais vergonhosas. Pra falar a verdade elas estão é na moda. Diversas empresas preferem equipar seus escritórios com coisas vintage desgastadas que custam centavos em vez de produtos de grife de luxo (que muitas vezes parecem praticamente os mesmos).
As empresas afirmam economizar até 60% dos custos simplesmente comprando equipamentos de escritório usados. É impressionante a infinidade de produtos que você pode adquirir para sua empresa, gastando muito menos de metade de um produto de marca e novo.
Tenha em mente o seguinte: se é um móvel ou equipamento que não necessita de tecnologia ultramoderna, você pode sim comprar usado e em perfeito estado. Percorra a internet, confira o seu jornal local classificado e leilões online para obter tudo o que você precisa, pelo menos, duas vezes mais barato.
11. Tenha um escritório virtual
Se a maioria de sua equipe trabalha à distância e você não tem necessidade de se reunir em um só lugar, por que você deveria se preocupar em pagar um aluguel alto pelo espaço do escritório?
Reuniões de negócios podem ser realizadas em qualquer local, espaço de coworking ou sala de conferências. No entanto, você ainda gosta de manter as coisas com aparência profissional para seus clientes, correto? E ocasionalmente você precisa enviar algo por fax ou imprimir vários materiais promocionais.
Se é isso, a maioria dos escritórios virtuais fornece soluções de impressão temporárias a uma taxa fixa, Telefones VoIP com uma caixa de mensagem de voz pessoal, endereço de correspondência corporativo, uma recepcionista dedicada cuidando de suas ligações e um monte de outras vantagens legais que tendem a custar uma pequena fortuna quando implementadas em um escritório regular.
Pense seriamente nisso, mesmo que sua equipe não trabalhe à distância. Dependendo da situação imobiliária comercial na sua área, você pode aproveitar os preços baixos do espaço de escritório para mover sua empresa para bairros mais baratos ou negociar com o proprietário existente para obter melhores condições de locação.
12. Invista em conhecimento para redução de custos nas empresas
Talvez você esteja se perguntando: estou procurando maneiras de não gastar e esse artigo me vem com essa de “investir”? Podemos afirmar que o conhecimento é algo que jamais você vai se arrepender de investir.
E sabe qual é a melhor parte? Você pode ser isso muitas vezes sem custo algum. Há várias plataformas de cursos e capacitação em que você e seus funcionários podem se inscrever. Fazendo isso, vocês adquirem conhecimento para implementar novas habilidades em sua empresa, com um custo reduzido e que que trará retorno muito além do valor investido.
Faça uma pequena experiência e avalie os resultados. Acredite, faz a diferença.
13. Cortar custos com veículos
Se você está executando um serviço ou empresa contratante que requer um veículo, você está, sem dúvida, bem familiarizado com a forma como os custos do veículo podem afetar sua lucratividade.
Os custos de combustível e manutenção para veículos maiores, como vans por exemplo, podem ser astronômicos. Além de reduzir o uso de veículos comerciais apenas para viagens essenciais, como você pode reduzir as despesas com veículos?
Uma maneira é não pagar tanto pelo veículo para começar. Comprar um novo carro ou Van para o seu negócio pode ser caro, mas se estiver disposto a se contentar com algo que não seja do último ano, fique de olho nos classificados on-line e passeie pelos lotes de revendedores pois as chances são grandes. você pode encontrar um bom veículo usado em perfeito estado.
Reduzir o consumo de combustível é muito importante. Veículos a diesel e flex são mais caros para comprar inicialmente, mas podem compensar a longo prazo com economia de combustível e manutenção.
Os caminhões mais novos estão usando mais materiais para reduzir o peso e melhorar a quilometragem – pode valer a pena comercializar seu consumidor de gasolina em um veículo mais eficiente em termos de combustível.
14. Aproveite o tempo ao máximo
Tempo é dinheiro, já dizia o ditado. Se você tem uma pequena empresa ocupada, você sabe tudo sobre perda de tempo. Os proprietários de empresas devem sempre priorizar e direcionar suas atividades para fazer o melhor uso de seu tempo, mas, surpreendentemente, muitos não o fazem.
Há gestores e proprietários de empresas que gastam regularmente uma hora ou mais dirigindo pela cidade até loja A ou B para comprar suprimentos, quando a loja oferece entrega gratuita no dia seguinte.
Outra pessoa gasta algumas horas durante o dia atendendo chamadas telefônicas pessoais ou mensagens de texto e acaba trabalhando até tarde da noite para resolver coisas de trabalho relacionado a negócios.
Em defesa deste comportamento, as pessoas as vezes dizem que “os negócios estão andando um pouco devagar, por isso e eu tenho tempo para fazer essas coisas durante o horário comercial”. Nossa resposta para isso é sempre “se os negócios estão lentos, não é melhor você gastar o tempo em publicidade e marketing para atrair mais negócios?”
Tirar o máximo proveito do seu dia de trabalho resume-se à gestão eficaz do tempo. Alguns rastreamentos de atividades diárias, estabelecimento de metas e priorização podem agilizar seu dia de trabalho, reduzir seu nível de estresse e deixa-lo focado.
Por fim, implementando cada item dessa lista para redução de custos nas empresas, em menos de um ano você colherá resultados incríveis, para dizer a verdade, certas dicas já mostrarão os resultados no primeiro mês, que dirá em um ano. Sabemos como pode ser difícil gerir e economizar ao mesmo tempo, mas não tenha medo. Esse será um desafio que mostrará a você resultados satisfatórios.
Se você ainda tem dúvida, ou uma boa história para compartilhar sobre dicas para economizar em sua empresa, faça um comentário em nosso blog. Será um prazer responder!