É melhor terceirizar ou contratar um profissional de ti?
05/07

É melhor terceirizar ou contratar um profissional de ti?

O profissional de TI é um dos muitos serviços essenciais aos negócios que podem ser executados internamente, usando um de seus funcionários. Porém, há demandas que exigem um pouco mais de especialização, além de uma equipe maior.

Por isso, talvez, terceirizar este serviço seja uma opção muito mais eficiente e rentável para sua empresa. Pode ser difícil determinar qual é a melhor opção para a sua empresa, pois há muitos fatores a serem considerados.

Sendo assim, colocamos neste artigo, fatores essenciais para cada uma das modalidades do profissional de TI. Tanto o profissional interno quanto a equipe, ou profissional terceirizado. Dessa forma, você pode avaliar de modo mais criterioso ou que é melhor para o seu negócio.

O que devo levar em consideração?

Para iniciar, devemos analisar quais seriam as demandas gerais da maioria das empresas no que diz respeito ao profissional de TI. A partir daí, dá para ter uma noção de quão importante e mais eficiente seria contratar ou terceirizar um profissional dessa área.

Partindo dessa análise, o profissional de TI para sua empresa, seja terceirizado ou contratado precisará de:

  • Treinamento e certificação  para garantir que eles se atualizem em novas tendências e processos;
  • Pagar ao empregado um salário que seja significativo;
  • Fornecer amplo espaço de trabalho e acesso a equipamentos de qualidade;
  • Fornecer as ferramentas necessárias, como computadores, telefones, acesso à Internet e todas as ferramentas que forem imprescindíveis ao trabalho.

Faz sentido contratar um profissional de TI em tempo integral que trabalhe no local ou uma empresa terceirizada para suas necessidades de TI? Pesando os prós e os contras de ambos, será mais fácil determinar qual atenderá melhor às necessidades exclusivas da sua empresa. Depois de visualizar o que necessário para o bom andamento da Tecnologia da Informação em seu negócio, pesaremos os prós e contras de cada situação.

É melhor terceirizar ou contratar um profissional de ti?

Quais os pontos positivos de um profissional de TI contratado?

Aqui estão os maiores benefícios para quem tem em sua empresa um profissional de suporte de TI à disposição.

Acesso fácil

Você tem acesso fácil e conveniente a eles, assim como faria com qualquer outro funcionário. Algo no sistema falhou é simples e fácil encontrar o funcionário que trabalha com TI. Ele estará sempre lá. É possível encontrá-lo acompanhar o trabalho e tirar todas as dúvidas.

Controle de custos

Como funcionário da folha de pagamento de sua empresa, o salário de seu profissional de TI permanece o mesmo, com base no que você acorda com ele quando o contrata. Isso significa que seus custos permanecem estáveis ​​e você sabe o que seus serviços de TI vão custar a cada mês para que não haja surpresas desagradáveis.

Há situações desfavoráveis na contratação de um profissional de TI?

Depois de analisar os benefícios e vantagens de contratar um profissional de TI para atuar diretamente na empresa, é possível achar pontos negativos e que dificultariam a decisão por contratá-lo? Sim, há! Vejamos alguns deles:

Demanda de trabalho insuficiente

O risco de contratar um empregado é que você pode não ter trabalho suficiente para poder utilizar seus serviços, o que pode sair extremamente caro. Se você não tem horas suficientes para ele ou ela, seu funcionário contratado poderá ficar no ócio por muito tempo.

Você pode até considerar escolher alguém que está procurando experiência de trabalho e está feliz em trabalhar apenas algumas horas por semana e obviamente, ganhar menos. Porém, isso não acontece muito e a terceirização lhe dá a flexibilidade de usar alguém com o conhecimento, habilidades e experiência corretos, tanto quanto você precisar.

Custos

Contratar um profissional de TI respeitado, confiável e experiente em tempo integral de uma empresa externa para trabalhar para você pode ser um empreendimento dispendioso. Um especialista em TI em tempo integral geralmente não é uma opção financeiramente fácil para empresas de pequeno e médio porte, e até empresas maiores podem ter problemas para manter esses funcionários.

Contratar um empregado é caro, não só você tem que pagar um salário, mas você também precisa pagar imposto, plano de saúde, 1/3 de férias, recolhimento de INSS, bem como outras despesas gerais. Além do mais, você precisa levar em conta que é necessário ter um contrato de trabalho elaborado, para proteger você e eles.

Além disso, há custos associados ao treinamento contínuo para o pessoal de TI. Não são valores simples de baixos para dispor a todo instante que uma atualização for necessária. Você pode até ter controle e saber o que vai pagar no fim do mês, como dito anteriormente, porém, vai pagar uma soma bem maior do que desejaria para ter um profissional eficiente ao seu lado.

Conhecimento tecnológico limitado

Pode ser difícil encontrar quem tem o conhecimento necessários para atender às necessidades do seu negócio. Seu especialista em TI pode ser especializado em algumas áreas e fraco em outras. Isso geralmente significa que um empregador precisará de mais de um especialista em TI na equipe para atender a todas as necessidades tecnológicas de sua empresa.

Ter um único profissional capacitado para todas as áreas e demandas de uma empresa é totalmente inviável. São muitas vertentes e para cada uma delas é preciso um profissional especializado. Ou seja, quanto mais demandado for o trabalho, mais pessoal você precisará.

Equipes tecnológicas internas, terão uma compreensão diferenciada do produto de sua empresa, mas podem oferecer apenas um certo conhecimento. Isso é bom para as operações do dia-a-dia, mas pode se mostrar problemático quando um conjunto de habilidades mais especializado é necessário para determinados projetos – uma situação que é particularmente prevalecente hoje, à medida que mais e mais empresas desenvolvem soluções móveis.

É melhor terceirizar ou contratar um profissional de ti?

Então, terceirizar o suporte de TI é a melhor opção?

Diante das análises realizadas acima, será que seria melhor contratar uma empresa terceirizada para o dar conta das demandas com a Tecnologia da Informação de sua empresa? Talvez sim, talvez não. É o que veremos a seguir nos pontos positivos.

Menor custo

O aspecto de custo é um dos maiores fatores que torna a terceirização tão popular para as empresas – eles podem economizar dinheiro a longo prazo porque estão pagando pelos serviços de TI somente quando precisam, em vez de pagar por um funcionário que pode ou pode não se dedicar ao trabalho de TI em todos os momentos enquanto estiver em seu horário de trabalho. Nesse sentido, a terceirização tende a ser menos dispendiosa do que contratar um profissional de TI em tempo integral internamente.

Quando você terceiriza, você não precisa se preocupar com quaisquer outras despesas gerais, você tem um contrato em vigor, e é muito mais fácil demitir um contratante do que um empregado.

Serviço a qualquer hora

A maioria das empresas de serviços de TI profissionais oferece aos seus clientes acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana com técnicos e equipes de suporte. Isso significa que você terá acesso a alguém dedicado a ajudá-lo a resolver seu problema, não importa o que seja ou que horas são.

Você não pode obter isso com um funcionário regular porque, fora do horário de trabalho programado, você terá que pagar os custos de horas extras e as taxas após a hora de sua assistência a demanda que apareceu de urgência.

Equipe especializada no que você não tem experiência

Se você não tem alguém em sua equipe com conhecimento específico e com experiência em TI, faz sentido contratar uma parte externa, especialmente quando sua empresa ainda é um pequeno negócio e contratar um profissional em tempo integral pode ser um desperdício de recursos.

Se você não tiver conhecimento em uma área que não é crucial para a vantagem competitiva da sua empresa, a terceirização pode ser uma solução barata e fácil.

Equipes de tecnologia terceirizadas, podem não ter uma visão direta do funcionamento interno de uma empresa. No entanto, muitas vezes você pode contar com o fato de que eles virão com uma gama de especialidades que estão destinadas a atender às necessidades imediatas da empresa.

Ao decidir qual das duas opções sua empresa vai se aventurar, o conselho é considerar o escopo, prazo e orçamento do projeto.

É possível ter desvantagens na terceirização das demandas de TI?

Sim, também é possível. Como praticamente tudo na vida, o lado ruim pode aparecer e a terceirização de suporte de TI também conta com alguns percalços.

Ter a base do seu negócio “invadida”

É preciso delimitar o quanto do seu negócio é sobre TI. Pois se a terceirização de um profissional de TI entrar demais no campo da base do seu negócio, ou seja, deixar a equipe terceirizada invadir aquilo que sua empresa faz, acontece uma situação muito negativa para o seu negócio.

Isso é importante para empresas pequenas e em crescimento. Pode parecer simples, mas é fundamental nunca terceirizar a vantagem competitiva de sua empresa. Isso pode ser prejudicial para a cultura e a saúde geral da sua empresa.

Quando você terceiriza demais da tecnologia principal, o que você acaba tendo é uma cultura de manutenção, ou seja, pessoas sem inspiração, que estão apenas mantendo as coisas funcionando.

Dar aos seus funcionários tarefas que são críticas para o sucesso da empresa é geralmente uma boa maneira de manter sua equipe envolvida e motivada, e pode também ajudar a trazer talentos.

Diferenças no modo de trabalho

Uma grande questão que muitos têm com a terceirização é que eles tendem a obter suporte de TI fora de sua localização e isso causa problemas para entender as pessoas sobre os problemas do cliente com a tecnologia devido a diferenças no modo de trabalho.

Uma maneira fácil de evitar isso é examinar cuidadosamente a empresa com a qual você planeja terceirizar e tentar encontrar suporte de terceirização de TI que ainda esteja de acordo com o que você precisa.

Pontualidade

Mesmo que você tenha uma equipe a disposição 24 horas, o atendimento pode ser rápido e preciso, mas o momento do atendimento talvez demore um pouco. Como não é uma equipe exclusiva da sua empresa, pode ser que você tenha que esperar alguns instantes para ser atendido.

Terceirizar “gato por lebre”

Algumas empresas de terceirização de TI podem exagerar o talento. Os perfis na internet as propagandas nos sites e todo o material de divulgação da empresa, pode falar mais do que eles realmente fazem.

O que é muito complicado, porque depois de um contrato firmado e o trabalho iniciado, se torna mais difícil e custoso encerrar as atividades. Envolve gastos que são desnecessários se tudo fosse visto antes.

Por isso, verifique a equipe que deseja terceirizar por meio de canais de mídia social e sistemas de avaliação. Tente evitar trabalhar com alguém que não tenha classificações ou não seja encontrado on-line, sem nenhuma indicação.

Não fazer parte da equipe

Como esses funcionários terceirizados não fazem parte de sua equipe, outros funcionários podem vê-los como estranhos e não colaborarem. Pode ser difícil construir e manter linhas de comunicação abertas entre suas equipes e departamentos. Além disso, é menos provável que eles estejam familiarizados com as operações de rede da sua empresa.

Em relação a uma equipe terceirizada, você tem mais controle sobre quem é funcionário. A principal razão para isso é que os funcionários são 100% dedicados a você, os terceirizados, muitas vezes, têm vários clientes e, portanto, não podem lhe dar atenção total o tempo todo. Dito isto, isso não significa que eles não estão comprometidos em ajudá-lo a ter sucesso e construir o seu negócio, mas é ponto significativo a ser avaliado na hora da escolha.

Se você personalizou sua rede e adicionou recursos de segurança por exemplo, terá que dedicar um tempo para detalhar toda a sua operação de rede. Também pode haver problemas quando se trata de treinamento e garantir que todos permaneçam no mesmo clima e se entendam.

É melhor terceirizar ou contratar um profissional de ti?

E qual é a conclusão de tudo isso?

Algumas novas empresas são vítimas da ideia de que as tarefas de terceirização significam que essas tarefas serão executadas de forma mais eficaz a um custo menor. Isso pode ser verdade, mas nem sempre é o caso. Por isso é tão importante analisar os dois lados, avaliando o que é mais a cara do seu empreendimento.

A contratação de funcionários é um passo essencial na construção de seus negócios. Para expandir e aumentar sua operação, você precisa de mais mãos a obra. Parte dessa ajuda vem da contratação de membros da equipe interna, mas sua empresa também tem a opção de terceirizar tarefas. É fundamental que sua empresa entenda quando terceirizar e quando manter as responsabilidades dentro de sua equipe.

Por fim, somente você pode analisar cada detalhe e determinar se sua empresa será mais bem atendida com uma equipe de TI terceirizada ou com um profissional de TI interno. Pese os prós e contras e considere suas necessidades e exigências exclusivas.

Pense em metas de curto e longo prazo, necessidades e considerações ao fazer sua escolha. Se você optar por contratar um profissional de TI ou terceirizar para uma equipe especializada em TI, passe algum tempo entrevistando um bom número de candidatos.

Nada de contratar a primeira pessoa. Peça à sua rede de amigos e colegas de trabalho, recomendações e referências. A chave para o sucesso é encontrar a pessoa certa para você e sua empresa, alguém que lhe permitirá continuar a construir e crescer. Por isso, escolha com sabedoria e você poderá alavancar o seu negócio e vê-lo decolar de maneiras que você nunca poderia imaginar.

Se sua empresa ainda está na dúvida ou já fez sua escolha, deixe um comentário sobre o assunto e nós teremos muito prazer em respondê-lo!

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