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Como estruturar cursos EAD com qualidade?

12-02-2020 Gestão de Empresas

Como estruturar cursos EAD com qualidade?

Ainda existe uma certa resistência por parte das instituições de ensino a respeito das vantagens de se elaborar cursos EAD. Afinal, será que esse formato é realmente interessante para os alunos? Se sim, quais são as melhores formas de construir um curso nesse formato? É seguro? Vale a pena o investimento?

Muitas perguntas surgem nesse momento, e é importante que instituições de ensino entendam como isso realmente funciona, e quais são as vantagens.

Durante a pandemia causada pela COVID-19, por exemplo, as instituições de ensino precisaram transformar sua forma de atuar, e muitos negócios acabaram abraçando os cursos à distância, para oferecer essa modalidade e manter o conteúdo programado do ano para os alunos.

Para quem ainda tem dúvidas sobre como elaborar cursos EAD ou como garantir a segurança e a praticidade nesse processo, decidimos criar esse conteúdo esclarecendo algumas dúvidas. Continue a leitura.

Os benefícios do ensino EAD

Os benefícios do ensino EAD

Um dos questionamentos sobre realmente valer a pena estruturar cursos EAD ou não são os benefícios: esse formato realmente pode atrair alunos? Qual é o seu impacto no dia a dia da instituição de ensino?

Essas dúvidas são comuns e, por isso, decidimos listar algumas as vantagens mais relevantes para explicar porque pode ser importante considerar o oferecimento de cursos à distância.

Praticidade para os alunos

O ensino à distância, sem dúvidas, é muito prático para os alunos. Por não ser necessário se deslocar até a instituição de ensino todos os dias, isso reflete diretamente na disponibilidade e na qualidade de vida dessas pessoas.

Os alunos serão capazes de acessar o conteúdo das aulas onde estiverem, nos horários que foram mais convenientes dentro da sua rotina. Em alguns cursos, aulas em laboratórios, trabalhos finais e até provas podem ser feitos presencialmente. Essas datas que exigem a presença dos estudantes na instituição são acordadas anteriormente e ficam previstas no calendário oficial do curso.

Acesso à informação

Um outro benefício do EAD é a possibilidade de democratizar o acesso à informação e permitir que o estudante seja capaz de escolher o horário, onde e como estudar. Os conteúdos comumente ficam disponíveis online para consulta posterior sempre que for necessário.

Além disso, é comum que as instituições de ensino também construam algo como uma “biblioteca virtual”, onde são colocados materiais de apoio para que os estudantes consigam ampliar os estudos e melhorarem o processo de aprendizado através de um acervo completo e diversificado.

Processos pedagógicos mais eficientes

Devido a falta de uma interação pessoalmente com os alunos, os professores utilizam de tecnologia para criar um processo pedagógico muito mais eficiente e dinâmico com os alunos.

Para os estudantes, a aprendizagem através de interações diferentes, como chats, vídeos e fóruns pode ser uma forma de melhorar ainda mais a compreensão da matéria e a absorção do conteúdo.

Para as instituições que elaboram cursos EAD, uma das maiores preocupações é construir um material e uma dinâmica de aula que seja capaz de garantir a conexão e o interesse do aluno pelo que está sendo apresentado.

Nesse contexto, as plataformas para EAD podem oferecer diferentes formatos de materiais, comunicação e interação entre as partes, aumentando a adesão dos estudantes e melhorando ainda mais os resultados das aulas.

Possibilidade de inclusão

O ensino EAD pode ajudar a incluir ainda mais pessoas que, por algum motivo, não poderiam frequentar um curso presencial.

Quando o MEC definiu os critérios para cursos à distância, um dos pontos importantes que foi levado em consideração foi a possibilidade de garantir acessibilidade a pessoas portadoras de deficiência. 

O MEC se certifica de que o número de vagas para pessoas com deficiência seja cumprido, assim como a localização dos chamados “polos de apoio presencial”, para quando é necessário o aluno se apresentar nas instituições.

Economia financeira

Tanto para os estudantes quanto para as instituições de ensino, os cursos EAD são mais baratos. 

Para os alunos, as mensalidades costumam ser mais acessíveis e não existe a necessidade de se deslocar diariamente, se alimentar fora ou até mesmo arcar com determinados materiais, que muitas vezes são disponibilizados online para a consulta dos estudantes.

Já para as instituições de ensino, não ter a necessidade de ter um espaço físico para oferecer as aulas também é uma economia, dentre muitas outras, como luz, água e outros gastos para manter uma instituição em bom funcionamento.

Reconhecimento pelo MEC

O MEC, Ministério da Educação, avalia rigorosamente as instituições de ensino que pretendem oferecer um curso à distância. Nessa avaliação, são considerados quesitos como: a grade curricular dos cursos; os títulos dos professores; recursos pedagógicos e didáticos que serão utilizados; a estrutura física da instituição onde serão os polos de apoio e a infraestrutura de sistemas e tecnologia que também serão utilizados para a prestação do serviço à distância. 

O reconhecimento pelo MEC, sem dúvidas, ajuda a agregar valor na modalidade EAD, o que pode atrair ainda mais estudantes para a instituição.

O aumento da procura por essa modalidade

O aumento da procura por essa modalidade

O número de pessoas interessadas por um ensino à distância aumentou consideravelmente. Principalmente para aqueles que querem ter mais praticidade no dia a dia, estudar em casa pode ser uma forma de economia tanto de tempo quanto de dinheiro, uma vez que é comum que as mensalidades sejam mais baratas e os materiais também de fácil acesso.

Devido à pandemia causada pela COVID-19, muitas pessoas passaram a abraçar a modalidade EAD. Isso porque, com a necessidade de manter os estudos e o aprendizado, muitos estudantes estão dispostos a criarem uma rotina em casa para continuar aprendendo e mantendo em dia o cronograma previsto.

Os desafios das instituições de ensino

Diante a nova demanda e os novos comportamentos de consumo dos clientes, estruturar cursos EAD pode ser uma forma de resolver um problema latente: a necessidade de oferecer ensino de qualidade com toda a comodidade e tranquilidade que os cursos à distância podem oferecer.

No entanto, é preciso ter muito controle dos processos e cuidado com tudo o que é feito dentro da instituição. Uma das formas mais eficientes de garantir esse tipo de performance é contratar uma ferramenta de gestão interna.

A DocuShare, uma alternativa criada pela Xerox, pode ajudar instituições de ensino a vencerem seus maiores desafios nesse momento: a necessidade de organizar informações, a segurança para compartilhar documentos, a organização de tarefas e muito mais.

Através dessa plataforma, é possível:

  • criar fluxos de trabalho dentro da instituição de ensino para garantir que todos os responsáveis realmente estejam engajados e cientes de suas tarefas;
  • manter o registro de acessos e alterações em documentos;
  • manter documentos guardados na nuvem em segurança;
  • organizar processos internos e estruturar novos processos;
  • definir responsáveis por cada ação dentro do processo da instituição;
  • gerenciar setores diversos dentro da mesma plataforma;
  • poder trabalhar remotamente.

Como estruturar cursos EAD com qualidade

O planejamento é o primeiro passo para começar a estruturar cursos EAD. Aqui, é necessário identificar pode onde começarão as suas estratégias, definir as diretrizes da sua instituição de ensino, quais são seus objetivos e como você quer caminhar em direção à esses resultados.

Para o planejamento, é necessário considerar todas as etapas para a estruturação do curso:

  • entender o meu público;
  • entender seu mercado;
  • criar uma estrutura de gestão de processos;
  • construir as aulas;
  • comercializar os cursos; etc.

Defina o público-alvo

É impossível pensar em estruturar cursos EAD se você não conhecer o seu público-alvo. Nesse momento, é preciso que você entenda algumas coisas como:

  • quem são essas pessoas;
  • quais são suas necessidades;
  • quais são seus objetivos;
  • quais são suas dores;
  • quais são suas objeções de compra;
  • quais são suas dúvidas;
  • como a sua empresa pode ajudá-la;
  • como a sua empresa se diferencia da concorrência para essa pessoa;
  • quais são os melhores formatos de conteúdo para trabalhar com essas pessoas.

Entender todos esses detalhes relacionados ao seu público-alvo irá ajudar a melhorar a sua performance tanto na estruturação de um conteúdo para o curso EAD, como para manter os seus alunos fidelizados e satisfeitos dentro da sua instituição de ensino.

Faça uma análise de mercado e análise da concorrência

Um outro detalhe importantíssimo que irá nortear a sua produção e estruturação do curso EAD é justamente realizar uma análise de mercado e uma análise da concorrência. 

Essas análises irão te ajudar a nortear melhor quais caminhos a sua instituição de ensino deve seguir, com base principalmente nas novas exigências e demandas do mercado, considerando também quais são as estratégias usadas pelos seus concorrentes.

Para conseguir se diferenciar e conquistar novos alunos, é fundamental que você entenda como o mercado está reagindo, o que ele está exigindo de instituições de ensino que estão oferecendo ensinos à distância e como você deve se diferenciar da sua concorrência para melhorar a sua relevância no mercado.

Estruture o conteúdo

Depois de estudar o seu público-alvo, entender o seu mercado e avaliar sua concorrência, é preciso começar a estruturar os seus conteúdos.

Aqui, você precisará entender como as aulas serão, e quais são as diferentes 

estruturas necessárias para passar a informação para seus alunos e, claro, quais os melhores formatos para que os alunos consigam aprender sem cansar e sem ficar massante.

Divida as aulas em módulos para organizar os conteúdos da melhor maneira possível. Estruture as aulas para que elas sigam um raciocínio lógico e pense nas formas de apresentar esse conteúdo com consistência e de forma eficiente para os alunos.

Trabalhe com a produção de conteúdo

O próximo passo é trabalhar com a produção de conteúdo. Após estruturar o formato das aulas dos cursos, é a hora de começar a produzir os conteúdos de fato. Nesse momento, pode ser interessante trabalhar, por exemplo, com vídeos curtos, mais eficientes e diretos.

Para a criação de vídeoaulas, é preciso ter alguns cuidados com a qualidade do material para garantir que a imagem e o áudio estão realmente claros e funcionais para os alunos. 

Os materiais complementares são muito importantes para a aula online. É necessário que você ofereça aos alunos uma possibilidade de buscar ainda mais conteúdos em outros materiais. Aqui, é importante trabalhar com artigos, ebooks, documentários, infográficos e muito mais. 

Lembre-se que os materiais complementares são fundamentais para otimizar o aprendizado e aumentar a diversificação dos conteúdos oferecidos para os seus alunos. Eles precisam ser relevantes e capazes de ajudar a aumentar o conhecimento dos seus clientes.

Avalie uma plataforma para cursos EAD

Uma das coisas mais importantes para estruturar cursos EAD é usar uma plataforma eficiente e capaz de entregar os conteúdos da melhor maneira possível.

Para isso, é necessário avaliar as funcionalidades da plataforma, e identificar se elas realmente são capazes de atender às suas necessidades, dentro dos formatos das aulas que você irá oferecer.

Para estruturar cursos EAD, é necessário avaliar diversos fatores. Abraçar as aulas online pode não ser algo muito fácil, mas se torna extremamente necessário quando consideramos não só a realidade que estamos vivendo agora, como também as novas demandas no mercado que estamos inseridos. Antes disso, no entanto, ter processos internos bem definidos é fundamental para conseguir construir uma nova forma de trabalho. 

Para isso, sempre indicamos a DocuShare, uma ferramenta diferenciada que se adapta às necessidades das empresas, permitindo o trabalho com processos e equipes muito mais organizadas.

Para saber mais, entre em contato conosco.

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