Blog
Entenda a importância de uma boa gestão de ordem de produção

03-06-2020 Gestão de Empresas

Entenda a importância de uma boa gestão de ordem de produção

No ambiente das indústrias, existem vários processos que norteiam o dia a dia. Dentre esses processos, temos a ordem de produção, um documento que irá nortear o dia a dia dos colaboradores.

No entanto, se a demanda for alta, será necessário realizar uma boa gestão de ordem de produção, para manter o dia a dia produtivo e devidamente organizado, de acordo com os pedidos dos clientes.

Infelizmente, ainda é comum encontrarmos indústrias onde esse processo de gestão de ordem de produção ainda não é bem definido ou feito corretamente. 

Entenda mais no artigo de hoje.

O que é ordem de produção?

A OP, ordem de produção, consiste em um documento que reúne todas as informações necessárias para a produção de um determinado produto.

Através desse documento todas as especificações ficam claras para o processo de fabricação.

É comum que em alguns setores da indústria esse documento tenha um nome diferente, como ordem de fabricação, ordem de serviço, ordem de montagem, etc.

Nesse documento, é necessário ter algumas informações básicas para nortear os funcionários responsáveis. São algumas delas:

  • o item a ser produzido, acompanhado do seu código e descrição;
  • a quantidade de itens que precisam ser produzidas, considerando a unidade de medida principal e comumente utilizada dentro da empresa;
  • a data de entrega esperada.

Todas as vezes que um produto precisa ser fabricado, por exemplo, é necessário que a ordem de produção seja emitida com cuidado, detalhando cada detalhe para que os profissionais consigam entregar o que está previsto dentro do prazo acordado.

Qual a importância da atenção e do cuidado na gestão de ordem de produção?

Qual a importância da atenção e do cuidado na gestão de ordem de produção?

Ter uma rotina de ordem de produção devidamente organizada irá ajudar a fazer uma boa gestão industrial. 

Com essas informações, é possível entender como funciona o processo de produção de cada produto, ter um bom planejamento, fazer a gestão de compras e planejar os estoques para o seu negócio.

A gestão de ordem de produção possui vários benefícios para empresa, sendo alguns deles:

  • redução de falhas e erros no processo produtivo;
  • aumento da produtividade;
  • acompanhamento online do que está sendo executado;
  • gestão de equipe;
  • gestão de tempo;
  • rapidez na atualização de demandas;
  • maior previsibilidade para estoques e compras da empresa;
  • entendimento de quais produtos gastam mais tempo para serem produzidos; etc.

Como ter uma boa gestão de ordem de produção dentro das indústrias?

Como ter uma boa gestão de ordem de produção dentro das indústrias?

Mantenha atenção nos detalhes

O primeiro passo é manter a atenção aos detalhes. É importante que você sempre mantenha a descrição completa do que será produzido, a quantidade e o prazo claros ao longo do documento.

Lembre-se que essas informações são a base para a criação de uma rotina produtiva de sucesso, com uma equipe que consegue entregar, dentro do prazo, todas as demandas do negócio.

Avalie a possibilidade de adotar soluções tecnológicas

Para melhorar essa rotina e ter muito mais controle do que está sendo feito, é interessante considerar a adoção de medidas tecnológicas.

Atualmente, existem ferramentas que oferecem esse tipo de solução: elas são responsáveis por emitir as ordens de produção, além de auxiliar no monitoramento online de todo o processo.

As ferramentas também permitem que você identifique quais itens têm tido produção mais elevada, quais são menos produzidos e, a partir daí, conseguir identificar as necessidades de compra e estoque de forma mais simples e otimizada.

Treine sua equipe

Para conseguir atuar corretamente com as ordens de serviço e entregar os itens com qualidade e uma rotina mais produtiva, é importante que a sua equipe esteja devidamente treinada, ciente de cada parte do processo e, a partir daí, conseguir executar todas as atividades com eficiência.

Monitore periodicamente

Um detalhe importantíssimo que muitas vezes é desconsiderado pelos gestores é o monitoramento periódico das ordens de serviço.

Como dito anteriormente, uma rotina ideal de ordens de serviço irá exigir que você entenda quais são as demandas da empresa, quais são as matérias primas mais utilizadas, tempo de produção e outros detalhes.

Tudo isso será de grande valia, futuramente, para entender seu negócio, as demandas da sua empresa e o que o seu mercado tem pedido.

Revise seus processos

Um dos benefícios da gestão de ordem de produção é a possibilidade de entender e revisar os processos da sua empresa sempre que necessário.

Desde o momento em que uma nova demanda surge, até a sua entrega, vários processos são executados. 

Por isso, é importante aproveitar essas tecnologias para identificar possíveis melhorias em cada parte do processo, ver onde estão os maiores gargalos a empresa, quais são os pontos de maior dificuldade, onde há um gasto maior de tempo e como otimizar essa rotina.

A gestão de ordem de produção é importante para garantir que a empresa esteja entregando aquilo que foi pedido, dentro do prazo, com qualidade. 

No entanto, com um volume muito alto de pedidos e com o desenvolvimento da produção, é extremamente importante que o gestor consiga avaliar cada detalhe do processo para melhorá-lo diariamente.

Muitas vezes, a melhor alternativa é utilizar ferramentas que permitem acompanhar e emitir essas ordens de produção para ter um controle mais eficiente e prático.

Quer entender mais sobre a importância da gestão e organização de processos? Leia nosso artigo O que é a organização de processos e como ela pode reduzir os custos da empresa?.

O conteúdo foi útil?

Comente abaixo!

Descubra o que a News Service pode fazer por você