Blog
Entenda como a gestão de processos pode aumentar a produtividade dentro da empresa

25-03-2020 Gestão de Empresas

Entenda como a gestão de processos pode aumentar a produtividade dentro da empresa

Empresas de todos os portes e dos mais diversos setores precisam ter processos bem definidos para funcionar da melhor forma possível e trazer resultados.

No entanto, quando pensamos na gestão de processos, a situação se torna um pouco mais delicada: nesse cenário, infelizmente, ainda são poucos os empresários que avaliam processos internos e criam novos, sempre que necessário, para conseguir otimizar as rotinas e melhorar a performance do negócio.

Pensando nisso, decidimos criar um guia sobre gestão de processos: nesse artigo vamos explicar o que é, como funciona e como a gestão de processos está diretamente ligada à produtividade.

Continue a leitura.

O que é gestão de processos?

Quando pensamos em gestão de processos, é comum que nos venha a imagem de uma grande empresa, que possui muitos funcionários, e que precisa gerir todos eles com maestria para alcançar seus resultados.

No entanto, é necessário pontuar que os processos organizacionais estão presentes em empresas de todos os portes: você pode ser um empreendedor individual, ter apenas um colaborador ou uma grande equipe, não importa, os processos sempre existirão, pois são eles que permitem que você execute uma tarefa e entregue seus serviços ou produtos.

A gestão de processos, por sua vez, consiste na análise e no aperfeiçoamento contínuo de todos os processos que envolvem a sua instituição.

Isso significa que é necessário analisar todo o seu processo de trabalho, desde a hora em que uma demanda chega, até o momento em que ela é entregue e finalizada: o que precisa ser feito? Quem é responsável pelo que? Quais são as dificuldades durante a realização dessas atividades? Quais são as ferramentas utilizadas? 

Tudo precisa ser avaliado para encontrar as alternativas mais eficientes. Se existem muitos gargalos, é preciso identificar de onde eles estão vindo e pontuar alternativas para resolver cada um deles.

Quais são os benefícios da gestão de processos? 

Quais são os benefícios da gestão de processos?

A gestão de processos ainda não é uma prática comum em todas as empresas. Infelizmente não é raro encontrarmos empresários que nunca analisaram o processo para identificar de onde estão vindo os problemas ou dificuldades nas tarefas do dia a dia.

No entanto, é notável a diferença, melhora e aumento dos resultados para as empresas que fazem uma análise recorrente e adotam medidas de otimização. 

Dentre os vários benefícios da gestão de processos, se destacam:

  • melhoria do produto ou serviço que é oferecido;
  • redução de custos operacionais;
  • aumento da eficiência no dia a dia;
  • aumento da produtividade;
  • retenção de colaboradores;
  • fidelização de clientes;
  • alcance dos objetivos da organização;
  • aumento dos resultados.

Como a gestão de processos pode aumentar a produtividade?

A gestão de processos, dentre todos os seus benefícios, se destaca pela capacidade de aumentar a produtividade e entregar resultados mais eficientes.

Isso acontece porque, através do entendimento e otimização de processos, é possível:

Definir prazos melhores

Agora que você sabe o que é feito, como, quando e por quem, é possível identificar quais são os prazos ideais para cada tarefa.

Um dos erros mais comuns é a definição de prazos impraticáveis. Mesmo que exista uma certa expectativa na performance da equipe, é preciso estar ciente de quais são as características e especificidades de cada tarefa e de cada profissional. A partir daí, é possível definir prazos que fazem mais sentido.

Melhorar a integração entre as equipes

Com a definição exata das tarefas executadas e quem são os responsáveis por cada etapa, é possível melhorar a integração entre as equipes e garantir que os times consigam se ajudar no dia a dia.

Os colaboradores irão identificar como seu trabalho impacta na performance de outros colegas, como ele pode ajudar e como ele pode atuar de forma mais assertiva no dia a dia, focando sempre em melhorar a performance e os resultados de toda a empresa.

Aumentar o desempenho

Com a melhora dos prazos e a integração das equipes, também é possível aumentar o desempenho dos times e melhorar os resultados. Isso se dá, principalmente, pela resolução dos gargalos que atualmente impedem que a sua equipe ofereça uma performance mais eficiente.

Otimizar os processos

A otimização de processos também atua efetivamente na produtividade. Com a análise de todos os processos internos da empresa, é possível identificar quais estão defasados e quais podem ser automatizados, por exemplo.

Essas medidas ajudam a tornar a rotina mais simples: com o uso da tecnologia para auxiliar e otimizar as tarefas do dia a dia, a equipe possui mais tempo hábil para atuar de forma mais estratégica no dia a dia.

A gestão de processos pode (e irá) aumentar a produtividade dentro da empresa. Independente do tamanho e do segmento da instituição, ela é capaz de tornar as rotinas mais simples e eficientes, melhorando não só o dia a dia dos colaboradores, mas a relação e a satisfação dos clientes com o seu negócio.

Um grande exemplo de ferramenta capaz de atuar diretamente na gestão de processos e na eficiência é a DocuShare, da Xerox. Essa plataforma permite a organização dos afazeres da empresa, definição de responsáveis por cada etapa, definição de prazos, automatização de alguns processos e muito mais.

Quer conhecê-la e descobrir como ela pode atuar de forma personalizada dentro da sua empresa? Acesse nosso site e confira!

O conteúdo foi útil?

Comente abaixo!

Descubra o que a News Service pode fazer por você