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7 dicas para fazer uma boa organização de rotinas e melhorar a produtividade

20-05-2020 Gestão de Empresas

7 dicas para fazer uma boa organização de rotinas e melhorar a produtividade

Manter as rotinas organizadas dentro da empresa é fundamental para garantir uma boa produtividade e aumentar a rentabilidade do negócio.

A organização de rotinas, no entanto, é algo que vai além da empresa: precisa ser parte da cultura da instituição, e ser algo aplicado pelos colaboradores para manter a qualidade de vida no ambiente de trabalho, o bem estar e a melhora do desempenho.

Pensando nisso, decidimos explicar quais são as melhores práticas para manter a rotina organizada e melhorar a produtividade dentro da empresa.

Confira!

Como a organização de rotinas pode melhorar a produtividade?

Manter uma rotina organizada pode influenciar positivamente no dia a dia da empresa, melhorando a performance e aumentando a produtividade.

Isso acontece porque, uma vez que a rotina está organizada, é possível observar um ambiente de trabalho com menos estresse e menos retrabalho: com tarefas planejadas, atividades organizadas, será mais difícil sobrarem coisas para a última hora.

A tranquilidade para realizar o trabalho através de uma rotina organizada significa, também, calma e tranquilidade para execução das tarefas, o que reduz a necessidade de retrabalho.

O aumento da produtividade é proveniente da organização: através dela, gerimos melhor o nosso tempo e conseguimos ser mais produtivos. Sem se atrapalhar com tantas tarefas, é possível estabelecer quais são as prioridades do dia e desenvolvê-las dentro do prazo.

A qualidade do trabalho também é uma consequência da redução do estresse, do retrabalho e do aumento da produtividade: um profissional que se encontra nesse momento de organização da rotina entregará um trabalho com muito mais qualidade.

Como organizar as rotinas nos mais diversos setores?

Como organizar as rotinas nos mais diversos setores?

Para garantir a organização de rotinas dentro de toda empresa, é preciso estabelecer essa prática na cultura da empresa e se atentar para que todos os colaboradores cumpram com essa premissa.

1. Estabeleça as prioridades 

O primeiro passo para conseguir ter uma rotina mais organizada é estabelecer as prioridades. 

A nível institucional, seria avaliar quais são os objetivos da empresa, estabelecer as metas e manter essas prioridades alinhadas com todos os colaboradores.

A nível individual, dentro da rotina de trabalho de cada funcionário, independente do setor, é necessário criar a mentalidade de tarefas organizadas por prioridades, através de uma lista, do mais urgente ao que não é necessariamente necessário naquele dia.

Dessa forma, os colaboradores trabalharão seguindo uma sequência de tarefas mais urgentes, entregando tudo o que é mais importante diariamente, dentro do prazo.

2. Realize pausas

A realização de pausas durante a rotina de tarefas é fundamental. Essa sugestão pode parecer um pouco inusitada, mas ela ajuda a melhorar a concentração e a performance.

O ideal é descansar um pouco após a realização de uma atividade, seja para beber água, tomar um café, alongar ou ir ao banheiro.

Esse tipo de cuidado fará com que o colaborador consiga finalizar uma tarefa, ter um momento de respiro e começar a seguinte com muito mais concentração e tranquilidade. 

3. Foque em uma coisa só

Para evitar a dispersão e conseguir executar cada tarefa da melhor forma possível, é preciso focar em uma coisa só.

É muito comum que tentemos atuar abraçando multitarefas, mas a melhor forma de garantir a produtividade e o bom desempenho dentro da empresa é, de fato, focar em uma atividade por vez, e executá-la da melhor forma possível.

4. Aproveite de recursos tecnológicos

Para conseguir organizar o dia a dia e manter uma rotina cada vez mais produtiva, é interessante abraçar as soluções tecnológicas.

Hoje, existem diversos tipos de softwares e ferramentas para organização de tarefas, mensuração de tempo gasto em cada tarefa e definição de prioridades do dia.

Além disso, existem também plataformas gratuitas, como Google Agenda, para organizar os compromissos e até mesmo as tarefas em blocos de tempo ao longo do dia de trabalho.

5. Liste as tarefas do dia

Como dito anteriormente, estabelecer prioridades é fundamental. Por isso, é preciso que você estabeleça uma lista de atividades antes de qualquer coisa: crie uma lista com tudo que precisa ser feito no dia ou ao longo da semana, por exemplo, e estabeleça as prioridades de cada uma delas de acordo com os dias da semana e o tempo disponível de trabalho.

6. Avalie as últimas semanas

Uma forma de melhorar a produtividade e otimizar a organização de rotina dentro da empresa é avaliando o desempenho nas últimas semanas. Nesse contexto, é necessário que você reveja como foram as entregas nas últimas semanas, quais foram os gargalos e dificuldades e, a partir daí, conseguir traçar um caminho muito mais eficiente na semana que está começando.

Avalie questões como:

  • todas as tarefas planejadas foram realizadas?
  • as horas de trabalho estipuladas foram respeitadas?
  • a quantidade de tarefas me deixou sobrecarregado?
  • houveram alguns imprevistos ao longo da semana?

Isso irá ajudar a identificar se existem possíveis problemas no processo da empresa e, a partir de então, estruturar uma estratégia para resolvê-los e melhorar a produtividade.

7. Mantenha o local de trabalho organizado

Um outro detalhe que faz toda a diferença na organização de rotinas e melhora da produtividade é manter o local de trabalho organizado e sempre bem iluminado.

Pode parecer uma besteira, mas esses detalhes ajudam a melhorar a concentração, encontrar com facilidade documentos e informações e, ainda, trazer mais clareza mental para os colaboradores.

Para isso:

  • organize o espaço diariamente, para evitar que a bagunça se acumule;
  • retire tudo o que não ajuda na execução do trabalho, para liberar espaço na mesa e melhorar a organização; 
  • organize os documentos com pastas e identificados para facilitar na hora da consulta.

A organização de rotinas é algo que vai além da empresa. Claro que, para estimular o comportamento, é necessário que essa característica esteja intrínseca nos valores da empresa. No entanto o ponto chave é o colaborador: aqueles que conseguirem manter uma rotina mais organizada, certamente terão uma produtividade mais elevada.

Um dos fatores que melhoram o dia a dia, como citado anteriormente, é a adoção de ferramentas tecnológicas para estimular a organização e facilitar a realização das tarefas.

Para quem está pensando em investir nesse tipo de solução, a alternativa mais interessante do mercado atualmente é a Xerox DocuShare, uma ferramenta da Xerox que é totalmente adaptável às necessidades de cada empresa.

Quer conhecer mais a plataforma e entender como ela pode ajudar a sua empresa a crescer mais? Entre em contato conosco.

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