Gestão de documentos industriais: quais são os maiores desafios e soluções?

No dia a dia da indústria, é comum que a circulação de papéis seja imensa. Desde pedidos à ordens de produção, notas fiscais e comprovantes de pagamento, vários materiais se embaralham no setor administrativo, e precisam ser devidamente organizados para garantir não só sua integridade física, como também a facilidade para serem encontrados sempre que for necessário realizar uma consulta.

Por isso, a gestão de documentos industriais é necessária. É preciso que os gestores consigam localizar os documentos com praticidade e garantam que a equipe consiga fazer o mesmo.

Quer entender mais sobre esse tema? Continue a leitura.

Por que é importante realizar a gestão de documentos industriais?

A gestão de documentos industriais é importante por diversos motivos, e pode trazer benefícios variados para o negócio.

Dentre seus benefícios, estão:

Quais são as normas e regulamentações que precisam ser seguidas?

Existem alguns documentos que precisam ser guardados dentro de um período específico, e esse é um dos pontos mais importantes da gestão de documentos.

Documentos tributários

Documentos trabalhistas e previdenciários

Como melhorar o dia a dia da gestão de documentos industriais?

Existem alguns passos importantes que precisam ser tomados para realizar uma boa gestão de documentos industriais.

São elas:

Digitalização de documentos

A digitalização de documentos é um dos passos mais importantes para a gestão de documentos industriais. Considerando a quantidade de papéis que são gerados todos os dias dentro desse tipo de instituição, se torna muito atrativa a possibilidade de geri-los através do computador, evitando assim o acúmulo de documentos físicos pelo estabelecimento e melhorando, inclusive, a organização dos mesmos.

Organização dos documentos e padronização

Quando pensamos na organização dos documentos, seja através do uso de arquivos físicos ou através de softwares de gestão, é fundamental criar um sistema de organização e padronização para que os arquivos sejam devidamente classificados.

Além disso, esse sistema irá ajudar a aumentar a produtividade da equipe, que agora terá mais agilidade para encontrar cada informação sempre que for necessário.

Definição do prazo para cada documento

Um outro detalhe importante na gestão de documentos nas indústrias é a definição do prazo de validade de cada um deles.

Como explicitado anteriormente, existem alguns documentos que precisam ser guardados por um prazo determinado pelo Estado, e que poderão ser consultados alguns anos depois.

Quando for organizar os documentos da sua empresa, é importante organizar com os prazos de validade bem definidos, para descartar os que já “venceram” e saber quando alguns documentos precisam ser renovados, por exemplo.

Treinamento da equipe

Uma vez que os processos de organização forem definidos, é necessário treinar a equipe para reduzir as chances de acúmulo novamente.

Repasse com seus colaboradores informações como:

Uso de uma ferramenta de gestão

Por último, mas não menos importante, uma das recomendações para melhorar a organização dos documentos é abraçar a tecnologia e se aproveitar dessas soluções para melhorar a performance da empresa.

Hoje existem no mercado diversas alternativas que permitem não só a digitalização desses materiais, como também a organização dos processos internos da empresa.

A DocuShare, ferramenta da Xerox, é uma das alternativas mais interessantes do mercado, e pode ser utilizada por diversas empresas, incluindo grandes indústrias.

Extremamente adaptável para as necessidades de cada tipo de negócio, ela se mostrou a alternativa mais completa para quem quer gerir os documentos, melhorar a produtividade da equipe e aumentar os resultados!

Quer conhecer mais sobre a DocuShare? Acesse nosso site e confira.

Artigos Relacionados