Blog
Vale a pena investir na terceirização de ti

06-05-2019 Gestão de Empresas

Vale a pena investir na terceirização de ti?

A tecnologia da informação mudou a maneira como as pessoas administram os negócios, facilitando a terceirização de seus serviços de TI. Um bom exemplo é como as soluções em terceirização de TI permitem que as empresas forneçam serviços de alta qualidade a custos reduzidos.

Grandes empresas e pequenas empresas muitas vezes optam por terceirizar seus sistemas e serviços de tecnologia da informação por diversos motivos. Essa escolha traz consigo alguns benefícios óbvios e alguns não tão óbvios assim.

As empresas que optam pela terceirização de TI devem avaliar cuidadosamente os benefícios, tomar medidas para atenuar os riscos associados e preparar seus funcionários para a mudança, lançando uma campanha sobre os benefícios da terceirização.

Pensando nisso elaboramos este artigo para mostrar que há muitas razões pelas quais a terceirização de TI é uma opção vantajosa. Veja aqui porque ela vale a pena!

Você economiza

Embora as empresas que terceirizam serviços de TI desfrutem de muitos benefícios, economizar dinheiro é uma das razões mais convincentes para isso. A terceirização ajuda a controlar o desembolso de capital, especialmente nos primeiros anos de operação.

Serviços de TI compõem custos fixos para empresas que não terceirizam. As empresas que optam por terceirizar a TI, seja no exterior ou por meio de um contratante local, convertem essas despesas fixas em variáveis, liberando capital para uso em outras áreas.

Isso torna o negócio mais atraente para os investidores, uma vez que a empresa tem mais capital para se concentrar em áreas de operações que produzem diretamente receitas.

Quando você terceiriza, seus custos de TI fixos se tornam custos variáveis. Isso significa que você só paga pelo que utilizou, portanto, reduzindo seu orçamento global no final.

Terceirizar os trabalhos de TI também reduz os custos de mão de obra. Isso ocorre porque empregar e instruir a equipe de TI é um processo caro. Depois de terceirizar, todo o trabalho é feito pela empresa de TI e, portanto, não há necessidade de pessoal adicional.

Contratar e treinar uma equipe de TI se torna muito dispendioso e os funcionários temporários nem sempre correspondem às expectativas. A terceirização permite que você concentre seus recursos onde mais precisa.

Elimina boa parte dos riscos

O mundo dos negócios enfrenta diferentes tipos de riscos e ameaças, como a concorrência no mercado, mudanças econômicas e políticas governamentais. Uma empresa de terceirização irá ajudá-lo a reduzir esses riscos, gerenciando-os para você. Isso porque eles têm profissionais com experiência suficiente para saber como evitar riscos e lidar com ameaças.

Você pode pensar que terceirizar um projeto para uma equipe externa desconhecida envolve maiores riscos para o seu negócio. No entanto, uma equipe comum de terceirização de TI consiste em profissionais de alto nível que se preocupam com sua reputação no mundo da Tecnologia da Informação e têm como objetivo a cooperação contínua com o cliente.

Isso significa que eles não apenas assumem certas responsabilidades pelo resultado final, mas também planejam melhor seus riscos.

Ademais, poucos problemas são questões novas para as principais empresas de serviços de TI, que veem problemas similares diversas vezes. A menos que sua equipe interna seja especializada em segurança de TI, seus esforços, mais cedo ou mais tarde, colocarão em risco os dados confidenciais de sua empresa.

Serviços de TI terceirizados são especializados em proteção contra ameaças digitais, como hackers. Ao manter-se atualizado com os métodos e ferramentas de segurança mais avançados, os provedores de TI terceirizados podem proteger seus ativos digitais.

A segurança é outro aspecto da relação custo-eficácia e eliminação de riscos. Sua empresa precisa da infraestrutura para garantir a conformidade de segurança adequada. Investir em segurança cibernética reduz os riscos associados a violações de dados, o que pode ser extremamente caro.

Vale a pena investir na terceirização de ti

A empresa se torna multitarefas

A terceirização aumenta a flexibilidade ao permitir que você opere seu negócio ao longo do dia, durante toda a semana. Isso ocorre porque as empresas de terceirização são capazes de operar alinhadas ao relógio. Isso significa que sua produtividade será alta e seus retornos gerais também serão altos.

Os benefícios da terceirização de TI para uma empresa são infinitos. As realizações que esse movimento alcançará são imensuráveis. Contratar de soluções de TI é uma maneira certa de levar sua empresa a níveis mais altos. No entanto, note que você precisa olhar em volta, pesquisar e planejar adequadamente, a fim de obter a melhor empresa de terceirização de TI.

As empresas nem sempre estão totalmente equipadas com as habilidades técnicas para executar operações de negócios. A equipe interna de especialistas não será capaz de atender suficientemente às demandas da organização.

Isso levará as empresas a optarem por serviços de terceirização de vários fornecedores. O objetivo será formar parcerias com fornecedores que tenham expertise de trabalhar em área específica. Isso significa que nos próximos anos a terceirização de TI será mais focada na especialização mais restrita.

Dito isto, terceirizar as empresas com as habilidades e talentos para oferecer uma ampla gama de conhecimentos e serviços de qualidade sob um único teto se destacará da multidão. Isso lhes dará uma vantagem competitiva sobre os outros.

Ajuda a ter foco no que realmente interessa

A terceirização ajuda você a se concentrar em outras áreas que precisam de mais atenção, permitindo a você gerenciar o tempo limitado disponível. Isso significa que não haverá atrasos na entrega de serviços e que os assuntos urgentes são atendidos sem distração indevida do departamento de TI.

A terceirização de serviços de TI permite que os gestores de negócios se concentrem nas metas e objetivos principais. Alguns gerentes podem ter que dividir suas energias entre atividades que envolvem possíveis clientes e preocupações com operações fora dos objetivos principais do negócio. A terceirização de TI alivia essa necessidade, e os gestores de negócios podem concentrar suas energias onde suas competências realmente necessitam.

A terceirização de determinadas funções de negócios significa que sua empresa principal permanece ‘enxuta’ e potencialmente mais focada, adaptável e ágil. Isso significa que a equipe pode realmente se concentrar em suas próprias especialidades, e a empresa pode se tornar uma especialista na entrega de seu produto principal. Esse motivo pode ser particularmente aplicável a startups que precisam se concentrar em sua oferta principal e elimina a pressão de ter que cultivar internamente diferentes áreas de especialização

Você se torna um concorrente à altura

Se, por exemplo, sua empresa ainda está crescendo, torna-se um desafio adquirir os serviços internos de suporte que outras grandes empresas construíram ao longo dos anos. Uma boa empresa de terceirização garantirá que você obtenha os mesmos serviços e tecnologias que as grandes empresas estão desfrutando, proporcionando assim uma vantagem competitiva.

Você também terá mais tempo para envolver seus recursos em pesquisa e iniciação de novas ideias, aumentando assim sua competitividade no mercado. Isso é porque eles estarão liberando o tempo valioso que você teria desperdiçado fazendo o que eles estão fazendo para o seu negócio.

Parceiros de terceirização contratam profissionais qualificados para suas equipes. Eles sabem como lidar com diferentes situações de negócios e geralmente têm uma compreensão mais ampla de como seu objetivo pode ser alcançado. Aproveitar a experiência do seu parceiro de terceirização é simplesmente navegar para o produto de sucesso que você deseja.

Uma equipe interna de TI pode conhecer os detalhes do seu negócio. No entanto, as equipes de suporte de terceirização de TI conhecem a tecnologia de negócios como nenhuma outra e podem aplicar seus conhecimentos imediatamente.

Ao investir em um contrato de terceirização de TI confiável, você está aproveitando a experiência técnica coletiva de muitos especialistas de primeira linha.

Uma organização terceirização de TI de qualidade terá os recursos para iniciar novos projetos imediatamente. Lidar com o mesmo projeto internamente pode envolver semanas ou meses para contratar as pessoas certas, treiná-las e fornecer o suporte necessário.

Outra vantagem da terceirização é que ela permite que você planeje e execute campanhas e projetos mais eficazes e direcionados que normalmente não seria capaz de realizar. Isso dá à sua empresa a chance de assumir novos riscos e experimentar diferentes métodos de exposição.

Vale a pena investir na terceirização de ti

Automação inteligente de processos manuais

Uma das tendências de TI que se tornará crucial nos próximos anos é a automação. Indústrias estão se movendo em direção a agentes virtuais, que serão responsáveis ​​pela racionalização das tarefas de rotina.

A Inteligência artificial e automação de processos robóticos receberão grandes investimentos das empresas. Pesquisas descobriram que 83% das empresas acreditam que a Inteligência Artificial será uma das tecnologias importantes da década, enquanto 80% acreditam no mesmo para a realidade aumentada.

Haverá um aumento na demanda por especialistas em IA, analistas de big data e cientistas de dados profissionais. Os fornecedores de TI terão que optar pela automação em suas ofertas de serviços.

Software inteligente

O número de aplicativos aumentou drasticamente no último ano. Este crescimento foi marcado junto com o crescimento das compras na internet. A demanda de dispositivos conectados aumentou e as pessoas hoje estão mais inclinadas a obter acesso a elas.

O investimento em TI aumentou e dentro de alguns anos, milhões serão gastos nele. Diferentes domínios da indústria estão agora fazendo uso de aplicativos e softwares e dentro de pouquíssimo tempo a demanda pelos profissionais de TI aumentará drasticamente.

Mais recursos à disposição na terceirização de TI

Terceirização de TI significa que os recursos internos são disponibilizados para diferentes propósitos, em vez de tentar acomodar muitas funções de TI. Nos casos em que todas as funções de TI são operadas internamente, a equipe pode acabar se envolvendo em áreas que não foram especificamente delegadas a fazer. Isso pode acabar diminuindo sua capacidade de ajudar em áreas onde eles podem trazer mais potencial inovador.

É inegável os recursos que ficam à disposição quando empresas decidem delegar funções de TI para outras empresas especialistas no assunto. A leveza toma conta das operações, pois não há preocupação com as demandas de Tecnologia.

Além de centralizar os recursos no que realmente interessa, a terceirização de TI proporciona a certeza de um trabalho especializado por um valor infinitamente menor do que se houvessem gastos com capacitação de pessoal.

Não que esse trabalho seja o mais “barato” de todos, no entanto, as especializações de pessoal e capacitação sairiam muito mais caros para empresa e mesmo assim, talvez não chegasse ao nível de experiência que os anos deram aos profissionais de TI.

Até mesmo o passivo trabalhista diminui. A terceirização elimina a necessidade de treinamento caro dos funcionários e o fornecimento de outros benefícios, como seguro ou auxílio por doença.

Você também pode contratar em uma base por projeto, ou seja, você paga apenas os contratados pelo trabalho concluído, em vez de vincular sua empresa a um contrato demorado.

Vale a pena investir na terceirização de ti

Foco cada vez maior na segurança cibernética e conformidade

Se há uma coisa em que todos os previsores concordam, aqui está ela. A conscientização tem sido muito ampliada para as questões de segurança de dados durante os últimos anos. A demanda é ter todos os conjuntos de dados totalmente criptografados.

Os cibercriminosos estão levando os dados confidenciais para os novos níveis de risco, muito mais altos do que já vimos. Eles mudaram a atenção para o ransomware que ameaça publicar os dados da vítima ou bloquear o acesso, a menos que um resgate seja pago.

Uma das tendências mais perturbadoras são os ataques cibernéticos em nível nacional com motivos políticos. Isso motiva os governos a controlar o acesso à conexão de internet. Assim, o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), implementado em 2018, obriga todas as empresas, independentemente de sua localização, a proteger os dados obtidos.

Demonstrativo desta mudança catastrófica no ponto de vista são descobertas recentes da pesquisa da “Spiceworks” com 700 compradores de tecnologia de negócios. O estudo revela que, hoje, as empresas consideram o treinamento de conscientização de segurança de funcionários como a solução mais eficaz para evitar incidentes de segurança cibernética, seguida por sistemas de detecção de violações.

O relatório também prevê um aumento nos gastos com TI em 2019, devido a preocupações com segurança e planos de negócios para adotar a educação para a conscientização da segurança do usuário final.

Portanto, empresas de TI inovadoras estão implementando uma abordagem de segurança em vários níveis com a ajuda de serviços terceirizados de segurança cibernética para eliminar riscos e proteger dados de negócios, atender a padrões de conformidade e dimensionar operações.

A terceirização se torna a demanda mais pedida à medida que as organizações de TI se tornam instituições mais estratégicas e influentes. As suas necessidades de parcerias com as empresas também aumentam. A revolução digital e de dados, a automação e a personalização, juntamente a muitas outras transformações em todo o mundo, estão agitando a maneira como os negócios de TI operam: tanto os tipos de serviços quanto à qualidade.

Portanto, nós coletamos as tendências mais quentes de terceirização de TI que você definitivamente deve levar em consideração para os próximos anos.

O ano 2019 está sendo promissor para terceirização de TI, bem como para as empresas que os contratam. Essas tendências de terceirização trarão mudanças globais e criarão confiança e transparência entre as empresas e seus parceiros de terceirização.

Agora que você pode ver as recompensas associados à terceirização de TI para seu negócio, há muito o que pensar. Se você optar por terceirizar ou contratar internamente, uma coisa é certa, você deve saber como gerenciar relações de trabalho bem-sucedidas com seus provedores de serviços de TI. Tenha certeza que essa parceria será de pleno sucesso!

O conteúdo foi útil?

Comente abaixo!

Descubra o que a News Service pode fazer por você