O outsourcing refere-se à contratação de uma empresa externa e independente para executar uma função de negócios que os funcionários internos desempenhariam de outra forma, que não seria o mais interessante e viável economicamente para empresa. É como uma terceirização de serviços.
Muitas organizações terceirizam empregos para empresas de serviços especializados, que são mais bem equipadas para isso. Por isso, a tendência do outsourcing deve continuar, pois cada dia cresce mais sua demanda.
Por isso, a última onda de outsourcing afeta o campo da tecnologia da informação. O outsourcing de TI inclui operações de data center, suporte a desktops e helpdesk, desenvolvimento de software, terceirização de comércio eletrônico, serviços de aplicativos de software, operações de rede e recuperação de desastres.
O outsourcing de TI está ligado ao processo de entregar a responsabilidade de sua infraestrutura de TI, bem como processos dessa área. Para que isso aconteça de forma eficiente, delinear suas expectativas e alinhá-las com sua estratégia de negócios é fundamental para o sucesso de suas atividades de terceirização, caso contrário, você pode acabar perdendo mais do que esperava.
Muitas empresas fazem o outsourcing de TI porque precisam concentrar sua atenção e recursos em seus negócios, em vez de tecnologia. Se sua equipe não tiver as habilidades ou o conhecimento para lidar com problemas de TI, faz sentido terceirizar.
O outsourcing de TI pode ser uma das decisões mais inteligentes que você pode trazer para o seu negócio. No entanto, os empresários devem compreender as vantagens e desvantagens dos serviços de terceirização antes de assinar um acordo, com qualquer empresa.
Com isso em mente, listamos alguns prós e contras de outsourcing de TI para que você avaliar e fazer a sua escolha. Acompanhe a leitura e não perca nenhum detalhe.
Vantagens do outsourcing de TI
Vamos começar com algumas vantagens na contratação de uma empresa para terceirizar seus serviços de TI. Esses são apenas alguns dos benefícios.
Foco nas Competências Essenciais
Isso é especialmente verdadeiro se você for uma empresa pequena ou média sem recursos suficientes para lidar com as necessidades internas de TI e prestar serviços ao cliente ao mesmo tempo.
Outra vantagem do outsourcing de TI é que ela permite que você planeje e execute campanhas e projetos mais eficazes e direcionados que normalmente não seria capaz de realizar. Isso dá à sua empresa a chance de assumir novos riscos e experimentar diferentes métodos de exposição.
É importante lembrar que, se você terceirizar para uma empresa de serviços competente, a Tecnologia da Informação ser sua principal competência, para que você obtenha o melhor dos dois mundos.
O outsourcing de TI permite que a administração transfira os detalhes para uma empresa especializada. A remoção dessas demandas permite que o gestor se concentre nos problemas maiores da organização.
Normalmente, a empresa especializada que lida com o trabalho de outsourcing de TI possui recursos tecnológicos superiores à organização que as contratou. E por sua vez, as empresas veem a terceirização como um meio econômico de se expandir para novos mercados e até mesmo outros países.
Outro benefício dos serviços de terceirização é maior liberdade. Ao transmitir os processos de suporte, você poderá concentrar suas habilidades no fortalecimento e aprimoramento dos processos centrais que ajudam a tornar sua empresa mais eficiente.
Você ganha especialistas no assunto
Na sequência do primeiro ponto, a menos que você contrate para sua empresa, um a um, uma equipe inteira de especialistas em TI com diferentes especializações, você pode ter que depender da experiência de um ou dois indivíduos, que já tem em sua empresa, e que estarão muito sobrecarregados.
Sua equipe principal pode ser fantástica em algumas coisas, mas ninguém é perfeito em tudo. Ao terceirizar tarefas específicas, as empresas geralmente conseguem melhorar substancialmente o desempenho, aproveitando as habilidades específicas de especialistas em determinados campos.
Por isso, os fornecedores de serviços geralmente atendem a várias vertentes e mantêm uma equipe de recursos qualificados e especializados em várias tecnologias às quais você terá acesso sem precisar pagar seus salários.
Horários de pagamento flexíveis e acesso à infraestrutura mais recente sem investir na compra de novos equipamentos estão entre as principais razões para unir forças com uma empresa de outsourcing de TI.
Minimizar o risco de interrupção de serviço
As interrupções de serviço são um problema muito real que a maioria das empresas de entrega de produtos e serviços enfrenta. Ao terceirizar sua TI, você reduz significativamente o risco de interrupções, pois tem acesso a vários servidores de backup capacitados que também fornecerão medidas de recuperação de desastres e continuidade de negócios para garantir que você não perca clientes e a lucratividade.
Se sua empresa está lidando com profissionais especializados no assunto é de se imaginar e esperar que a interrupção do serviço que sua empresa presta seja mínima. Afinal de contas é para isso que eles são pagos.
Equipe que se atualiza sempre
A empresa que você contratar é responsável por atualizar seu sistema de TI, portanto, ao adquirir serviços de TI, você deve escolher um provedor de serviços bem gerenciados que permaneça atualizado com a tecnologia moderna e ofereça a tecnologia e o serviço mais atualizados.
Além disso, os profissionais de suporte de TI são obrigados a manter-se atualizados sobre as certificações que oferecem aos seus clientes. Portanto, garanta que o Outsourcing de TI escolhido mantenha e atualize as certificações para todos os seus técnicos.
A terceirização de serviços de TI reduz os custos para a maioria das empresas, porque eles não precisam mais pagar por certificações ou custos administrativos, além treinar a equipe e cumprir os prazos de certificação.
Se você optar por terceirizar o trabalho por meio de uma ampla gama de sites especializados e serviços on-line, muitas vezes você terá plataformas dinâmicas e intuitivas que ajudarão você a gerenciar com eficácia o que está sendo feito, o prazo de envio e como ele será pago. A maior parte disso pode ser automatizada, liberando seu tempo para um trabalho mais importante.
Rapidez no serviço prestado
Uma das principais razões pelas quais as pequenas empresas tendem a terceirizar o trabalho é porque isso será feito mais rapidamente. Se você está trabalhando com um número limitado de membros da equipe, você pode fazer as coisas muito mais rápido, passando tarefas demoradas para freelancers ou agências externas.
Desvantagens da terceirização de TI
Iniciando as desvantagens, saiba que o outsourcing de TI reduz ou erradica completamente a comunicação direta entre organizações e clientes. Dessa forma, a comunicação limitada impede o processo de construção de relacionamento, o que pode levar à insatisfação geral da empresa e do cliente.
Serviço inferior
As organizações que terceirizam serviços de TI correm o risco de receber trabalho de baixa qualidade. Algumas empresas que se dizem Outsourcing de TI, apresentam alta rotatividade de funcionários e podem capitalizar as capacidades tecnológicas limitadas da organização, o que leva à comprometimento do serviço de alta qualidade.
A outsourcing para outros estados, por exemplo, envolve custos ocultos, como despesas de viagem e criação de uma infraestrutura para gerenciar as operações. As empresas que não planejam de acordo, neutralizam os benefícios financeiros que o outsourcing de TI poderia oferecer.
Um problema com a terceirização de TI ocorre quando os padrões de qualidade variam entre uma empresa e sua terceirizada. Por exemplo, se uma empresa terceirizou sua manutenção de servidor, e o provedor não aderiu aos padrões estritos especificados pela empresa, isso resultará em insatisfação.
Tempo de espera para o atendimento
Se o seu computador travar e você tiver acesso a um recurso de TI interno, poderá contatá-lo imediatamente para resolver o problema, mas isso pode nem sempre ser o caso de uma empresa terceirizada.
O serviço prestado pode ser rápido na hora de fazê-lo, uma vez que, estamos falando de profissionais da área, é bem lógico que resolução problema não vá demorar. No entanto, pode demorar a ser respondido, dependendo da empresa.
Por isso, é uma boa ideia verificar os tempos estimados de resolução e os tempos de espera e defini-los antes de consolidar um contrato.
Perder o controle
Se você assinar um contrato com o tipo errado de fornecedor, eles podem incentivar você a investir em equipamentos ou softwares que sua empresa não precisa nesse momento.
Isso geralmente acontece porque as empresas podem ter mais experiência nesses equipamentos ou softwares específicos. Porém, para sua organização podem não fazer muito sentido. Procurar por indicações de clientes e histórico prévio é uma boa ideia para ganhar confiança no trabalho de uma empresa de outsourcing de TI.
Custos Inesperados
Embora seja verdade que realizar essa parceria com uma empresa confiável possa resultar em grandes economias, o inverso é verdadeiro quando se combina com um parceiro errado.
Outsourcing de TI é útil apenas se você está recebendo o que precisa e não está gastando desnecessariamente. Como mencionado anteriormente, é muito importante definir seus objetivos claramente antes de realizar essa parceria.
Problemas de segurança e confiança
Quando você terceiriza sua TI para outra empresa, você depende deles para cumprir as medidas de segurança e regulamentares. Verificar a segurança de dados e conformidade com as normas, além de ver o que os clientes anteriores dizem, é um bom indicador de confiabilidade.
Pontos importantes a se considerar na contratação de um outsourcing de TI
Diante de vantagens e desvantagens, podemos considerar falar um pouco do que se espera na hora de contratar um outsourcing de TI. Pontos que precisam de atenção e que farão diferença para empresa tomadora do serviço.
Minimizando Risco
A mitigação do risco exige que a organização reconheça semelhanças culturais entre ela e a empresa especializada. Os relacionamentos de trabalho geralmente exigem confiança e proximidade geográfica, semelhanças podem ser encontradas no contexto histórico ou em uma linguagem compartilhada.
O sucesso da terceirização geralmente ocorre entre organizações que operam em segmentos semelhantes. Compreender a linguagem técnica e as melhores práticas de uma organização ajudam a criar fortes relações de trabalho.
Tendências atuais
As empresas começam a renegociar contratos com as empresas especializadas. O custo continua a ser um grande problema para as empresas e, como tal, as organizações procuram garantir o valor de seus investimentos.
O emprego em tecnologia e software pode continuar a diminuir mesmo após a melhora da economia. Prestadores de serviços visam capturar uma grande parte do trabalho e serviços de TI.
Superando as Desvantagens
Como você pode ver, a maioria das vantagens e desvantagens dos serviços de TI depende do tipo de empresa escolhido. Como em qualquer decisão envolvendo um terceiro, é normal ter reservas sobre o outsourcing de TI.
Porém, no contexto certo e implantada de maneira perspicaz, o outsourcing de TI pode ser uma maneira fantástica dos gestores de grandes e pequenas empresas melhorarem as eficiências e reforçarem os resultados financeiros da empresa.
Sempre garanta que você tenha negociado um contrato de terceirização com todos os detalhes importantes para sua empresa delimitados, e decida cuidadosamente as especificações no contrato.
Determine quais os sistemas de TI e aplicativos de software que mais beneficiam sua empresa e garanta que os serviços e produtos especificados no contrato estejam alinhados com suas necessidades e metas de negócios. Além disso, para evitar problemas de segurança e confidencialidade, é obrigatório um acordo de sigilo.
Lembre-se, todo o propósito do outsourcing de TI é eliminar o estresse de gerenciar seu sistema de TI. A terceirização pode ajudá-lo a obter uma vantagem competitiva, desde que você tenha escolhido o parceiro de terceirização ideal.
O outsourcing de TI irá ajudá-lo a economizar dinheiro a longo prazo. Quando você escolhe um parceiro confiável e faz o gerenciamento de riscos adequado, pode superar as desvantagens associadas à terceirização.
Por fim, sabemos o quão difícil pode ser escolher uma empresa que realmente seja parceira da sua empresa. O outsourcing de TI não é algo que se possa fazer sem uma análise criteriosa de todos os pontos mencionados.
Pensando nisso é que nós elaboramos este artigo para dar direção à sua busca, no intuito de criar indicadores para achar a melhor parceria para os negócios. Afinal de contas, a tecnologia da Informação nunca foi tão difundida e necessária para cada segmento. O mundo é digital e tudo que gira em torno disso deve ser valorizado.
Sendo assim, que a escolha do outsourcing de TI feita pela sua empresa, seja embasada tanto nos pontos fortes e fracos e que no fim vença o que melhor se encaixe em sua estrutura de negócios e ramo de mercado.
Gosta de assuntos como esse? Está procurando uma empresa de outsourcing de TI? Deixe um comentário que nós teremos muito prazer em responder!