Blog
Transformação digital: como as grandes empresas deverão se preparar para esse momento?

19-02-2020 Gestão de Empresas

Transformação digital: como as grandes empresas deverão se preparar para esse momento?

 

Já há algum tempo, a transformação digital se tornou um assunto recorrente. Independente do modelo de negócio, da área de atuação e do tamanho da empresa, é necessário começar a considerar a possibilidade de transformar processos e abraçar a tecnologia para aumentar a produtividade e a rentabilidade do negócio.

Ainda é comum vermos muitas empresas que possuem uma certa resistência em relação à transformação digital, mas uma coisa é certa: é cada vez mais urgente a migração para otimização de processos e automação de algumas tarefas no dia a dia, tanto para conseguir ser mais ágil e eficiente, quanto para garantir a competitividade no mercado.

O que é transformação digital?

Quando falamos em “transformação digital”, é comum que muitas pessoas enxerguem de forma vaga. Afinal, transformar o que? O digital se refere a qual tecnologia? Todas as empresas devem abraçar esse tipo de mudança?

Antes de qualquer coisa, é fundamental entendermos a transformação digital como a reestruturação de processos internos da empresa, utilizando principalmente a tecnologia para aumentar a produtividade e reduzir os gargalos enfrentados diariamente pela equipe.

É necessário que, para abraçar essa transformação digital, você mude algumas coisas dentro da estrutura da empresa, adotando a tecnologia como o centro de todo o funcionamento do seu negócio.

Aqui, entram principalmente softwares e plataformas que irão ajudar a gerir processos, automatizar tarefas e melhorar a comunicação entre setores, lojas, profissionais e muito mais.

É importante ressaltar que a transformação digital não é algo exclusivo para empresas de tecnologia e comunicação. Desde uma empresa de frota de carros, até uma padaria, é possível aproveitar da tecnologia para melhorar seus processos, reduzir a incidência de erros, aumentar o controle dos gestores e garantir que a produtividade seja maior e os resultados cada vez mais satisfatórios.

Como a transformação digital está impactando processos e rotinas dentro das empresas?

Quando pensamos em uma empresa tradicional, que ainda não se adequou à transformação digital, é comum encontrarmos empresários com equipes sobrecarregadas, com pouco tempo para focar no que é estratégico e muito tempo gasto com tarefas manuais.

O resultado é uma empresa que, muitas vezes, sabe que existem melhorias necessárias, mas não tem tempo hábil para realizar cada uma delas.

Com a transformação de processos, as empresas conseguem:

  • visualizar quais são os maiores problemas e obstáculos que a empresa está enfrentando diariamente;
  • conseguir enxugar algumas atividades que são muito manuais e pouco estratégicas da empresa através de ferramentas que automatizam essas tarefas;
  • ter mais tempo hábil para agir de forma estratégica dentro da empresa;
  • reduzir o gastos de tempo e investimento em determinadas áreas e focar esses esforços no que claramente traz mais retorno; etc.

Devido às mudanças exigidas pela COVID-19 para empresas de todos os setores, a transformação digital começou às pressas em vários negócios. Empresas que até então atuavam completamente offline tiveram que começar a usar plataformas para gerenciar o negócio e realizar tarefas de forma remota, garantindo a segurança dos funcionários e o desempenho da empresa o mesmo tempo.

É comum pensar que, muitas dessas empresas, mesmo que tenham feito as mudanças apenas para esse momento, raramente irão voltar aos padrões de ação: muitos perceberão os benefícios que essas ferramentas realmente trazem para as empresas, e como elas podem ajudar a aumentar e melhorar os resultados do negócio, tanto no âmbito rentável quanto de fidelização de clientes, por exemplo.

Quais são os benefícios?

Quais são os benefícios?

A transformação digital ajuda empresas dos mais diversos setores a mudarem a realidade não só dos processos, como também das rotinas da equipe.

Através dela, é possível que empresas ampliem as ofertas de produtos e serviços, transfiram lojas físicas para lojas virtuais e até criem soluções diferenciadas, voltadas diretamente para o mundo digital. 

A transformação digital melhora a experiência do cliente

Uma das primeiras grande mudanças que a transformação digital traz para as empresas é a melhora da experiência do cliente.

Através dela, é possível: 

  • segmentar o público e, dessa forma, entregar uma mensagem, produto ou serviço muito mais direcionado para esse grupo;
  • identificar quais são as maiores dificuldades e necessidades dos seus clientes;
  • criar ofertas mais eficientes e bem direcionadas;
  • aumentar a fidelização de clientes através de um relacionamento mais rápido, prático e próximo;
  • acompanhar os feedbacks dos clientes e aprender com cada um deles para melhorar sua empresa diariamente.

Ajuda a ter processos mais eficientes

Um outro benefício muito marcante da transformação digital é a possibilidade de estruturar processos mais eficientes na sua empresa. Quanto mais simples os processos são, mais eficientes eles podem ser. Isso significa que você irá gastar tempo e investimento apenas com as atividades mais necessárias, estratégicas e que fazem mais sentido para o negócio.

Para aquelas atividades que demandam muito tempo de atividades manuais, é possível, muitas vezes, investir em uma ferramenta para automatizar essas rotinas.

Como adequar o negócio ao digital?

Se você planeja adequar sua empresa para o digital, é preciso ter alguns cuidados. Apesar da transformação digital ser fundamental para os negócios, é importantíssimo que ela seja feita aos poucos, um passo de cada vez, para que a empresa se adeque à essa nova realidade.

O planejamento estratégico é fundamental

O planejamento estratégico é o primeiro passo para começar a transformação digital na sua empresa. É preciso que você avalie qual é a realidade da sua empresa, como ela está agora, quais são os maiores gargalos que você está enfrentando e, a partir daí, como a tecnologia realmente poderá mudar a realidade dentro do seu negócio.

Lembre-se da infraestrutura

A infraestrutura da empresa também precisa ser pensada. É preciso que você tenha, por exemplo, computadores com softwares específicos para que os colaboradores consigam atuar de forma eficiente, equipamentos e ferramentas para armazenamento de dados na nuvem e muito mais.

Se você não possui muito conhecimento a respeito de tecnologia, pode ser interessante contratar uma consultoria com empresas especializadas ou profissionais que entendem bastante do assunto. Essa pessoa irá te ajudar a identificar quais são as melhores ferramentas, máquinas e softwares para serem usados na sua empresa, dentro da sua realidade agora.

Tudo começa dentro da empresa

O primeiro passo para começar a mudança e abraçar a transformação digital é começar pelas lideranças. A ideia de que se começa “de dentro para fora” é muito assertiva, e isso significa que a empresa precisa ter consciência da sua realidade e começar com pequenos passos para melhorar e evoluir digitalmente.

A equipe é fundamental e, sendo quem realmente irá operar o novo modelo de negócio, é preciso se atentar à necessidade de treinar e capacitar essas pessoas para conseguirem atuar com as ferramentas que serão adotadas dentro da empresa. 

Dê um passo de cada vez

Quando pensamos na transformação digital e todos os benefícios que essa mudança pode trazer para as empresas, é comum que alguns empresários acabam se empolgando e querendo realizar muitas mudanças ao mesmo tempo.

É preciso ter calma e tranquilidade para fazer escolhas e mudar o que realmente precisa, nesse momento. 

O primeiro passo é entender o que sua empresa realmente precisa para melhorar os processos e desmanchar o gargalo, sem perder de mente a parte mais importante de toda essa adaptação: a experiência do cliente.

Dê um passo de cada vez, faça uma alteração por vez, e a partir daí vá mudando sua empresa, de dentro para fora.

Quais são as soluções?

Quais são as soluções?

Para considerar a transformação digital, algumas ferramentas podem ser necessárias. A gestão interna da empresa costuma ser o primeiro ponto a começar a usufruir desses benefícios, e encontrar as melhores soluções para atender essas demandas é o grande desafio.

Nós da News Service sempre recomendamos a DocuShare. A plataforma criada pela grande Xerox é uma das mais diversificadas do mercado, que permite uma personalização eficiente de acordo com as necessidades e prioridades de cada empresa.

A plataforma permite, dentre muitas funcionalidades:

  • a criação de fluxos de trabalho;
  • a definição de responsáveis por cada tarefa;
  • a definição de pessoas autorizadas para acessar cada um dos documentos;
  • o registro de acessos e de alterações nos documentos;
  • documentos seguros na nuvem;
  • possibilidade de acesso remoto; etc.

Para entender mais sobre transformação digital e conhecer a plataforma DocuShare, entre em contato conosco!

O conteúdo foi útil?

Comente abaixo!

Descubra o que a News Service pode fazer por você