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O que é otimização de processos e como ela pode reduzir os custos da empresa?

01-04-2020 Gestão de Empresas

O que é otimização de processos e como ela pode reduzir os custos da empresa?

Se você é gestor de uma empresa, certamente já deve ter ouvido falar sobre a importância da otimização de processos. 

Essa atividade é fundamental para melhorar não só a produtividade dentro da instituição, como trazer resultados melhores e reduzir os custos no dia a dia.

No entanto, ainda é comum encontrarmos empresários que não se atentam para esse detalhe, e acabam tendo alguns prejuízos ao longo do caminho.

Pensando nisso, decidimos criar um conteúdo para explicar o que é a otimização de processos, como ela é feita e quais são os seus benefícios.

Continue a leitura!

O que é a otimização de processos?

A otimização de processos consiste na análise e aprimoramento dos processos internos de uma empresa, seja através da reorganização das tarefas ou da adoção de ferramentas para auxiliar no dia a dia.

Para realizar a otimização de processos, a empresa poderá seguir um caminho com diversas etapas, como: mapeamento de todos os processos da empresa, identificação de falhas, eliminação de falhas, eliminação de etapas desnecessárias, melhorar a utilização dos recursos (tempo e dinheiro, por exemplo) e, claro, oficializar a mudança para toda a equipe.

Cada uma dessas etapas tem um papel fundamental para o bom funcionamento do negócio, e é por isso que precisamos entendê-las e passar por cada uma delas no processo de otimização.

Mapeamento de processos

O primeiro passo para realizar a otimização de processos é fazer o mapeamento. Nesse momento, é necessário que você avalie todas as etapas das tarefas dentro da sua empresa, desde o momento em que aparece uma demanda até a sua finalização.

É a hora de desenhar e identificar quem é responsável por qual tarefa, quais são as etapas, onde estão os investimentos financeiros e de tempo, etc.

Tudo isso precisa ficar claro para que seja possível passar para a próxima etapa.

Identificação de falhas e eliminação

Na segunda fase, é hora de identificar e eliminar falhas. Agora que você já entende todo o caminho percorrido dentro do seu negócio, é preciso identificar onde estão os maiores problemas.

Para isso, além de avaliar o mapeamento feito anteriormente, também pode ser interessante conversar com seus colaboradores para identificar quais são as maiores dificuldades que eles enfrentam que os impede de entregar um trabalho mais ágil e/ou mais eficiente.

Identificando, então, essas falhas e gargalos, é hora de elaborar estratégias para conseguir eliminá-los.

Eliminação de etapas desnecessárias

Na sequência, é preciso avaliar as etapas desnecessárias. Agora que você já eliminou os gargalos, avalie se existem tarefas que não precisariam ser executadas para a eficiência do trabalho.

Otimizar a utilização de recursos

Certamente você observará que os recursos (tempo e dinheiro) estão sendo usados em todas as etapas do processo. Nesse sentido, é hora de avaliar quais são as tarefas realmente necessárias e como melhorar a utilização desses recursos no dia a dia, otimizando seu uso enquanto busca por melhores resultados.

Formalizar e comunicar a mudança para toda a equipe

Uma vez que todas as mudanças foram feitas, é hora de formalizar e comunicar para toda a equipe. Certifique-se de que os novos processos fiquem claros para os profissionais que irão executá-los.

É interessante, também, manter registradas essas alterações para consulta posterior, caso necessário.

Qual a importância dessa estratégia na redução de custos?

Qual a importância dessa estratégia na redução de custos?

A otimização de processos ajuda a reduzir os custos dentro da empresa através de diversos caminhos. O primeiro deles é a otimização do uso dos recursos da empresa, que agora poderão ser mais bem aproveitados em estratégias que realmente fazem sentido para o negócio.

Atividades integradas

A integração de atividades permitirá que a empresa tenha muito mais tempo para ser estratégica, reduzindo a quantidade de tarefas a serem realizadas diariamente e aumentando a eficiência da equipe.

Entregas mais eficientes

Entregas mais eficientes significam dois tipos de economia dentro da empresa: a possível redução da equipe, uma vez que a otimização de processos muitas vezes elimina algumas etapas, e a melhora dos resultados com investimentos menores.

Soluções mais eficazes

Com processos devidamente desenhados, é possível ter soluções muito mais eficientes. Processos bem desenhados significa aumento da produtividade e melhora do produto final, que agora passa por menos etapas e não possui gargalos durante a sua produção.

Redução de erros no dia a dia

Muitas vezes os erros e as dificuldades durante o processo de produção de uma empresa estão nos gargalos que os colaboradores enfrentam todos os dias. 

Os erros podem ser reduzidos através da automatização de processos e, com isso, tornar a rotina muito mais eficiente. O retrabalho é evitado e a produtividade se eleva.

A otimização de processos é necessária em qualquer empresa, de qualquer segmento e de qualquer porte. É necessário que os gestores consigam identificar quais são os gargalos, o que é desnecessário e, na sequência, otimizarem o dia a dia da equipe para aumentar a eficiência e a qualidade do trabalho.

Quer aprender mais sobre o tema? Confira nosso artigo Entenda como a gestão de processos pode aumentar a produtividade dentro da empresa.

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