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7 motivos para contratar um software de gestão de documentos

08-04-2020 Gestão de Empresas

7 motivos para contratar um software de gestão de documentos

Não importa o tamanho da empresa: é comum encontrarmos uma série de papéis desorganizados nas mesas. Notas fiscais, documentos de funcionários, documentos de clientes e outros tipos de materiais estão sempre nos armários, e-mails ou mesas.

Para conseguir ter uma rotina muito mais eficiente, é preciso que esses documentos não estejam apenas organizados, como também de fácil acesso para aqueles que precisam consultá-los ao longo do dia.

Pensando nisso, um software de gestão de documentos parece uma boa alternativa: essa ferramenta foi criada para melhorar a performance dentro das empresas e reduzir danos e perdas de documentos.

Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura.

O que é um software de gestão de documentos?

O software de gestão de documentos, como o próprio nome diz, consiste em uma ferramenta que permite a organização de documentos eletrônicos, considerando não só os documentos já no formato digital, como também de documentos digitalizados.

As plataformas de gestão de documentos foram criadas para ajudar a organizar a papelada e reduzir possíveis perdas e danos à informações importantes para a empresa. Além disso, é possível definir quem pode acessar determinados documentos e garantir que eles sejam facilmente encontrados quando houver necessidade de consultar cada um deles, aumentando a produtividade através da agilidade para encontrar informações.

Dentre as principais funções de um software de gestão de documento, estão:

  • o armazenamento e consulta de documentos em diversos formatos, como e-mails, planilhas e PDFs;
  • mantém um registro de acessos;
  • monitora quem visualiza os documentos, definindo quais são os usuários autorizados para cada documento;
  • mantém um registro de edições;
  • permite que os documentos sejam compartilhados;
  • permite o acesso por dispositivos móveis;
  • regula arquivos desatualizados e arquivos que podem ser excluídos;
  • permite a organização dos documentos através de palavras-chave, padrões de nomenclatura, etc.

7 motivos para contratar um software de gestão de documentos

7 motivos para contratar um software de gestão de documentos

O software de gestão de documentos ainda gera algum estranhamento para determinados empresários. Há quem tenha dúvidas sobre a eficiência, praticidade e segurança dessas ferramentas.

No entanto, é preciso pontuar que existem diversas alternativas no mercado, cada uma com um foco específico, e é por isso que se torna tão necessário realizar uma boa pesquisa.

São vários os benefícios da contratação de um software de gestão, e é fundamental que os empresários ou tomadores de decisão sejam capazes de avaliar cada um desses motivos.

1.Evita a perda ou dano de documentos 

Com a digitalização de documentos, é possível reduzir os danos e possíveis perdas para essas informações. Sabe-se que a rotatividade de informações e arquivos de extrema importância dentro das empresas é alta, e por isso é fundamental que esses dados sejam guardados da melhor forma possível, evitando sua exposição à riscos como água, ar, fogo e sujeira.

Além disso, quando trabalhamos com a digitalização desses materiais físicos, evitamos também a perda de documentos: papéis, que podem facilmente ser jogados fora ou danificados, agora estarão salvos armazenados dentro de uma plataforma própria para tal.

2. Garante o controle das versões do documento

Se os documentos possuem a possibilidade de edição, é necessário ter um registro de todas as vezes que sua versão foi atualizada.

Por isso, uma das funcionalidades das ferramentas de gestão de documentos é permitir que esse histórico fique salvo, para que os gestores e responsáveis estejam cientes de cada mudança realizada, guardar o histórico de atualizações e evitar possíveis erros ao longo do processo. 

3. Permite a criação de cópias de segurança

O software de gestão de documentos ajuda a manter cópias de segurança. Para evitar perda ou dano às informações, é comum que ele permita a realização de um backup, dando ainda mais segurança e tranquilidade para os gestores.

4. Possui controle de acessos

Uma das vantagens desse modelo de organização e gestão de documentos é a praticidade para acessos. Além de existirem os registros de acesso e de edição em cada documento, também conseguimos manter um fluxo de trabalho eficiente e produtivo.

Dessa forma, cada gestor saberá exatamente onde os documentos estão no processo, e terá o controle de quem é o responsável que está editando aquele material no momento presente.

5. Possibilidade de acesso remoto

Não é raro encontrarmos momentos em que há necessidade de acessar um documento remotamente. Para quem ainda não atua com um software de gestão de documentos, isso pode ser um problema: como conseguir ter acesso à um arquivo que está impresso dentro do escritório?

Com o aumento da adoção de atuação em home office, o acesso remoto à documentos se tornou ainda mais necessário: gestores, colaboradores, clientes e parceiros conseguem, através de um software adequado, acessar os arquivos em qualquer lugar, através de um login e permissão de acesso.

6. Ajuda a controlar a validade dos documentos

Existem alguns documentos, como notas fiscais, que possuem validade e precisam ser armazenados por um determinado período. 

Um dos benefícios de um bom software de gestão de documentos é a possibilidade de controlar essas datas de validade, organizando os documentos para identificar quais ainda precisam ser mantidos e quais podem ser descartados.

No caso de registros, autorizações e outros modelos, também é possível manter clara a data de validade, para providenciar sua renovação quando necessário.

7. Ajuda a aumentar a produtividade da equipe

A produtividade da equipe é um outro fator de extrema importância e que é, sem dúvidas, um dos benefícios do uso de um bom software de gestão de documentos.

Com a facilidade de organizar os documentos, é possível que os colaboradores façam uma busca rápida para encontrar informações e dados necessários no dia a dia.

Como encontrar a melhor opção de software?

Como encontrar a melhor opção de software?

Com o aumento da procura por ferramentas de gestão de documentos, surgiram diversas soluções no mercado.

A dica para encontrar a melhor opção de software é analisar quais são as funcionalidades disponíveis em cada uma das plataformas e quais são as necessidades da sua empresa. Avaliando esses dois pontos, será mais fácil encontrar a melhor alternativa.

A DocuShare, ferramenta da Xerox, está ganhando o mercado e conquistando cada vez mais empresas, principalmente instituições de ensino e organizações da área da saúde. Através dela, todos os setores da empresa ficam conectados em um só lugar. 

É possível criar:

  • fluxos de trabalho;
  • definir os responsáveis por cada etapa;
  • definir os usuários autorizados para acessar cada um dos documentos;
  • registrar edições;
  • registrar acessos;
  • organizar novos documentos;
  • acessar documentos antigos através de uma pesquisa rápida;
  • acessar documentos remotamente;
  • encaminhar documentos entre setores;
  • encaminhar documentos para clientes;
  • manter os documentos seguros na nuvem; 
  • personalizar a plataforma para atender às suas necessidades; e muito mais.

O uso de um bom software de gestão de documentos é fundamental para melhorar a dinâmica dentro da empresa e reduzir o tempo gasto com consultas em documentos. As plataformas prometem ajudar a aumentar a produtividade, a segurança da informação e garantir que, mesmo remotamente, todos consigam acessar os materiais.

A organização, sem dúvidas, ajuda a melhorar os processos internos e entregar não só mais tranquilidade como uma melhor performance para todos os setores.

Quer saber mais sobre o que é a DocuShare e como ela pode te ajudar no dia a dia? Entre em contato conosco.

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